• Matéria: História
  • Autor: camillearaujo00783
  • Perguntado 4 anos atrás

"A redenção de Cam" (1895), de Modesto Brocos e Gomes (Foto itaucultural org br)
No I Congresso Mundial das Raças, ocorrido em Londres em 1911, o
médico João Baptista de Lacerda ilustrou suas reflexões sobre a
sociedade brasileira analisando a tela "A redenção de Cam", que
retrata três gerações de uma família.
INDIQUE a política demográfica e social instituída na segunda metade
do século XIX no contexto do Império e início da República e, CITE
uma ação do Estado para que pudesse alcançar tal objetivo
explicitado na tela "A redenção de Cam".

Respostas

respondido por: jamillyoliveira27012
3

Resposta:

Em um verbete do livro Dicionário Crítico da Pintura no Brasil (1988) dedicado ao quadro A Redenção de Cam (1895), o jornalista, crítico e professor José Roberto Teixeira era “muitíssimo bem pintada”, mas indubitavelmente também “de uma das pinturas mais reacionárias e preconceituosas da Escola Brasileira”.A crítica carregada sobre a tela do espanhol Modesto Brocos (1852-1936), radicado no Brasil por mais de 40 anos, tem sua razão de existir.

A pintura foi feita pouco depois de declaradas a abolição da escravidão e da instituição da República no país. No caminho para um suposto progresso, o Brasil adotava a Europa branca como referência. Sua população, no entanto, pouco se assemelhava à europeia

O negro representava, aos olhos de boa parte da intelectualidade, o passado e o atraso. Surgiram no século 19 as chamadas teorias científicas do branqueamento, propondo como solução para o problema misturar a população negra com a branca, incluindo os imigrantes europeus, geração por geração, até mudar o perfil “racial” do país, de negro a branco.

Explicação:

respondido por: kevinjhefersson
8

Resposta:

branqueamento da população

Explicação:

Há uma pintura desse mesmo assunto .No I Congresso Mundial das Raças, ocorrido em Londres em 1911, o médico João Baptista de Lacerda ilustrou suas reflexões sobre a sociedade brasileira analisando a tela “A redenção de Cam”, que retrata três gerações de uma família.

A pintura foi utilizada para indicar o branqueamento da população brasileira. Este branqueamento foi realizado como um projeto de atração de imigrantes europeus, que vieram trabalhar nas lavouras de café e uva no sul e sudeste do Brasil na segunda metade do século XIX, já que grande parcela da população brasileira era de origem africana.

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