• Matéria: História
  • Autor: larysouza1922
  • Perguntado 4 anos atrás

1 ) Que ideias inspiradas na Revolução Francesa defendiam os participantes da Conjuração Mineira ?

Respostas

respondido por: mikaellalorenna574
1

Resposta:

A Inconfidência Mineira foi um movimento separatista que aconteceu 1789 em pleno ciclo do ouro, organizado pela capitania de Minas Gerais. 

Foi resultado de uma insatisfação da elite daquela capitania, por conta da política de altos impostos que estavam sendo cobrados pela Coroa Portuguesa. Esse movimento separatista foi um organização social importante para a história do Brasil.

Origem da Inconfidência Mineira

No final do século XVIII, período do Brasil Colônia, uma série de revoltas de caráter separatista aconteceram no país. Essas revoltas, incluindo a Inconfidência Mineira, eram as manifestações referente às insatisfações da população por conta das péssimas condições de vida daquela época, mas também pelo descontentamento das elites coloniais que existiam no país por conta da divergência de interesses com a Coroa Portuguesa.

A Inconfidência Mineira foi baseada nos ideais do Iluminismo, que pregavam a liberdade política e econômica, assim como a liberdade de expressão e religiosa, e o livre comércio, defendido pela burguesia.

Além de terem como inspiração os ideais iluministas, era baseada em acontecimentos que ocorreram em outros países como: Revolução Americana (um movimento que levou à independência e ao surgimento dos Estados Unidos  como nação independente); Revolução Francesa (foi quando iniciou o processo de queda do Absolutismo na França); e a Revolução Haitiana (que também levou ao processo de surgimento e independência do Haiti como nação).

Essa elite teve contato com os iluministas na Europa, principalmente na Universidade de Coimbra (Portugal) – um local que recebeu muitos membros que pertenciam a elite mineira - e passaram a conspirar contra Portugal. 

Explicação:

Espero ter ajudado

Perguntas similares