Respostas
Resposta:
Atualmente, o esporte possui enorme popularidade no cenário mundial, o que leva milhões de crianças e adolescentes a praticá-lo em alguma escola de iniciação esportiva. Dentre as inúmeras modalidades esportivas, os jogos coletivos são os que possuem mais adeptos. Esse aumento das escolas de esportes fez com que algumas discussões começassem a ser realizadas entre os estudiosos da área, a respeito, por exemplo, das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas pelas escolas de iniciação esportiva.
Os jogos esportivos coletivos são compostos por muitas modalidades, que evoluem e mudam suas regras e regulamentos todos os anos. Eles possuem características comuns e específicas que, ao serem trabalhadas de forma adequada, auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e social do indivíduo (SCHERRER; GALLATTI, 2008). Corroborando com os autores acima, Oliveira (2008) cita que professores e gestores de escolas esportivas devem preocupar-se em criar um ambiente que ofereça condições ótimas para uma evolução das habilidades e rapidez na tomada de decisão no momento de solucionar problemas, ocasionando assim, uma excelente base cognitiva e motora para o aprendizado.
A maior parte das pesquisas relacionadas aos jogos esportivos coletivos destaca a abordagem da pedagogia do esporte para o seu ensino nas escolas de esportes (LOVATTO; GALATTI, 2007), visto que contribui para a educação das crianças e adolescentes, proporcionando reflexões a respeito de aspectos como cooperação, convivência, participação, inclusão, solidariedade, autonomia, entre outros (OLIVEIRA; PAES, 2004).
Para que esse objetivo seja alcançado, o profissional de Educação Física deve escolher uma metodologia de ensino adequada e apropriada ao nível de desenvolvimento de seus alunos, atendendo a seus interesses e necessidades (PAES; BALBINO, 2009). Bompa (2002) ressalta que o professor ou treinador deve elaborar atividades que desenvolvam habilidades multilaterais, como corrida, saltos, movimentos de arremessar, chutar, rebater e rolar, pois essas habilidades motoras fundamentais servirão de alicerce para que as crianças tenham sucesso na aprendizagem de habilidades específicas ou esportivas. Para Gallhaue e Ozmun (2005), é igualmente importante ressaltar que um bom desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais se torna importante para que a criança adquira um repertório motor satisfatório e adequado para facilitar o aprendizado futuro de aprendizagens mais complexas.
Sendo assim, diante da importância da escolha adequada da metodologia de ensino dos jogos esportivos coletivos, o presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, as principais contribuições da pedagogia do esporte como abordagem metodológica no ensino dos jogos esportivos coletivos para o desenvolvimento integral de seus praticantes