Respostas
Explicação:
É um neologismo evidenciado no francês axiologie, com registro em 1902 no trabalho -Logique de la Volonté- do sociólogo Paul Lapie, sobre os componentes gregos: áxios, que se refere à qualidade de digno ou valioso, e logos, postulando um tratado ou acordo, acompanhado do sufixo -ia, determinando qualidade. Deste modo, manifesta um termo que se autodescreve e que refere nos tempos atuais à análise dos valores, observando-se como uma disciplina filosófica e sociológica. Reunindo todas estas referências, chegamos à proposta atribuída pelos gregos à palavra: estudo do digno ou tratado sobre o valioso.
No entanto, seu uso evoluiu para a teoria crítica de valores, que é o que atualmente descreve esta disciplina e ao ramo da filosofia que estuda os valores e juízos a determinada pessoa.
Seu objetivo de estudo, junto com a deontologia, são as duas disciplinas que mais nutrem a ética, parte da filosofia que trata a moral dos comportamentos humanos e atribui a capacidade de qualificá-las como boas ou más, segundo cada caso.
Embora o conceito tenha começado a ser utilizado neste sentido no início do século XX, a preocupação do homem com a questão dos valores é certamente milenar, muito anterior ao uso do termo.