Qual o significado da expessão muçumana, “Se a montanha não vai a Maomé, vai
Maomé à montanha”?
Respostas
Resposta:
“Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à Montanha”.
Servindo-me deste ditado popular, gostaria de te poder transmitir alguma mensagem que pudesse ser-te útil.
A montanha significa, aqui, aquilo que aparece no teu horizonte como algo de difícil acesso, mas representa o lugar da realização e manutenção dos teus objetivos.
É lá que buscas segurança, abrigo, proteção, alimento… e te vês mais a salvo das feras, inundações, sol abrasador, chuva ou vento tormentosos, pois tens mais possibilidades de defesa, do que no inóspito descampado da “crueldade” da vida.
Mas, atenção, pois esta montanha se move. Isso acontece quando estás “dormindo”.
Mas também se move nos teus sonhos. Poderás até vê-la bem perto de ti, mas na realidade ela só é alcançada pela caminhada esforçada.
Como diz Jean Mollière, “é comprida a estrada que vai desde a intenção à execução“.
Sabemos também que o mais importante é sempre o dia presente, o aqui e agora, mas também há que dar sentido a estas palavras de Oliver W. Holmes: “o mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos“.
Não há necessariamente qualquer contradição.
Sabemos também que passado, passado é, e que futuro é apenas projeção da mente e algo sempre imprevisível e, por vezes, nunca alcançado, até porque nunca deixamos de viver um presente contínuo.
Mas não há como deixar de dar atenção ao que já dizia S. Kierkegaard: “a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente“.
“Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha”, visto que quando o indivíduo deseja ou sonha em realizar algo, não deve simplesmente esperar que tal fato ocorra em sua vida de maneira mágica, mas deve batalhar para que isso aconteça, ou seja, o ditado fala sobre a necessidade de autonomia.
Ditados populares
Trata-se de uma expressão popular que gera ânimo em que a ouve, uma espécie de conselho para que o cidadão não fique parado e aja da maneira que está ao seu alcance, a exemplo de um desejo de viagem ou de um carro novo, precisando então trabalhar ao invés de simplesmente sonhar e aguardar sua materialização mágica, ou seja, ir à montanha é uma metáfora para fazer acontecer.
Aprenda mais sobre os ditados populares: brainly.com.br/tarefa/30869763
#SPJ2