As terras em que ficava Canudos não eram desertas e ali já existia um povoado assim chamado, à margem do Vaza-Barris, um rio intermitente. Os conselheiristas se estabeleceram e sobreviveram de uma parca agricultura de subsistência, plantando mandioca para o preparo de farinha e cana-de-açúcar para a fabricação de rapadura, criando cabras. Assim se fundou Belo Monte [...]”.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Viver e morrer em Belo Monte. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 10, n. 111, p. 17, dez. 2014.
1- A partir do trecho do texto, o que é possível concluir sobre a população de Canudos? *
R:
2- O que pregava o MESSIANISMO? *
R:
3- Qual era o motivo do conflito da Guerra de Canudos? *
R:
4- Qual era o motivo do conflito da Guerra do Contestado? observação: consulte o slide 9 para responder esta questão. *
R:
5- Analise os dois conflitos citados acima e verifique qual a semelhança entre eles. *
R:
( qr tdas as respostas °>°)
Respostas
Resposta:
1.Que viviam uma cultura de subsistência, produzindo seu próprio alimento, plantando mandioca e cana-de-açúcar e criando cabras, culturas que foram alimentadas pelas águas do rio.
2.O Messianismo é a crença na vinda ou no retorno de uma pessoa dotada de poderes especiais que trará paz e a prosperidade na Terra, inaugurando uma nova era. Está presente desde a Antiguidade em diversas religiões, inclusive politeístas.
3.O arraial de Canudos era formado por moradores que fugiam da extrema miséria em que viviam do sertão nordestino.
4.Os impasses foram causados por disputas de terra entre os dois estados e devido a isso ficou conhecido como Contestado.
5.Dentre as semelhanças entre Canudos e o Contestado, destaca-se o fato de que ambos foram movimentos religiosos messiânicos, constituídos pelo mesmo tipo de atores sociais, sertanejos e caboclos pobres que viviam à margem do controle e da assistência do Estado e, por questões mais religiosas que políticas eram.