A dinâmica do crescimento populacional no mundo está sendo alterada nas últimas décadas, principalmente pelas conquistas técnicocientíficas. As grandes consequências dessas mudanças são a desaceleração do crescimento populacional e o aumento da expectativa de vida. Acompanhando tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem diminuindo nas últimas quatro décadas. Esse processo é decorrente principalmente da queda constante da taxa de fecundidade (que representa a quantidade de filhos que cada mulher tem na vida). (A DINÂMICA... 2015. p. 120-125).
Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a dinâmica do espaço populacional mundial e no Brasil, assinale V nas alternativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Os avanços da medicina, as facilidades de acesso à educação e ao saneamento básico são fundamentais na redução do número de filhos por mulher, na queda da mortalidade infantil e no aumento da longevidade humana.
( ) O cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considera três indicadores: educação, longevidade e renda.
( ) A população mundial vem envelhecendo rapidamente, desde o início deste século, em particular nos países em desenvolvimento.
( ) A longevidade dos homens é maior que a das mulheres, sendo que tal situação já é observada na população infantil, quando já se apresenta maior a mortalidade entre bebês do sexo feminino.
( ) Os países europeus foram os primeiros a entrar no processo de transição demográfica e a presenciar o envelhecimento de sua população, com uma acentuada maioria feminina entre os idosos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
( ) F V V F F
( ) V V F F V
( ) V F V F V
( ) F V V V F
Respostas
F V V F F
Explicação:
Os avanços da medicina, as facilidades de acesso à educação e ao saneamento básico são fundamentais na queda da mortalidade infantil e no aumento da longevidade humana, porém não reduzem o número de filhos que uma mulher pode ter.
O cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considera três indicadores principais: a saúde (longevidade), a educação e a renda da população.
A população mundial está envelhecendo rapidamente, esse envelhecimento está acontecendo porque a longevidade humana vem crescendo, e a taxa de natalidade, caindo, principalmente nos países mais desenvolvidos.
As mulheres vivem mais do que os homens em quase todas as partes do mundo – e tem sido assim nos últimos 100 anos.
O problema do envelhecimento demográfico da Europa corresponde ao predomínio do número de idosos em relação à População Economicamente Ativa.