Respostas
Resposta:
O teatro moderno, abalizado pelo dito “surgimento do encenador” e pela invenção da iluminação elétrica,8 localizado entre finais do século XIX e início do XX,
se encontra marcado pela dualidade, expressa em seu maior antagonismo, nos dois
movimentos estéticos de sua gestação: o naturalismo e o simbolismo (Roubine,
1998, p. 19-44).
Talvez a primeira premissa para o percurso que estamos propondo seja entender que uma história do teatro não é única, mas feita de conjuntos de histórias, com
diversas temporalidades e regionalidades, para além apenas de diversos objetos.
Dessa complexidade e das relações entre essas diversas histórias é que podemos intferir uma história do teatro e cada vez mais construir versões pertinentes dela. Não
se trata apenas da história da cena, do texto dramático ou da atuação; tampouco dos
elementos como cenário, figurino, iluminação, etc.; trata-se também das histórias da
arquitetura e da urbanidade, da literatura, do corpo, da visualidade, etc. e, considerando as dimensões do fazer humano, da história das sociedades e das culturas.