• Matéria: Filosofia
  • Autor: jaquelinesouzinhaa57
  • Perguntado 4 anos atrás

me ajudem pfvr tenho tenho que entregar hoje
na vida encontramos uma série de situações em que nossa atuação se faz necessária.
mas como?
há regras a seguir? temos liberdade e autonomia para decidir?
como responder ás exigências do momento de forma a não provocar problemas colaterais? quais valores orientam as nossas ações? somos livres para escolher sempre ou as escolhas que fazemos não são nossas, mas ja foram previamente determinadas por uma entidade sobrenatural ou por nossa condição econômica social?
Nas nossas ações, costumamos refletir antes, de forma a agir de maneira responsável, buscando o bem? ou só paramos para pensar quando estamos na eminência de sermos alvos de consequências indesejáveis como a reprovação de familiares, amigos e/ou comunidade religiosa ou, ainda, do poder público?
responda as questões acima​

Respostas

respondido por: melisadzabala
2

Resposta:

Utilitarismo

Explicação:

Há diferentes doutrinas que podem trazer alguma luz aos questionamentos propostos. Uma das doutrinas éticas que traz alguns argumentos interessantes neste caso é o utilitarismo.

O utilitarismo se baseia na análise de situações antes de agir e a escolha do caminho que trará benefício para a maior quantidade de pessoas. Segundo o utilitarismo,  o teu bem estar ou a tua satisfação não é mais importante que a de ninguém, tendo ela que ser sacrificada quando necessario em pról de um bem maior (do maior numero de pessoaso).

O útilitarismo faz uma analogia muito interessante com a situação de um trem, onde você está na cabine de comando e vê o trem vindo em direção a um grupo de 4 pessoas que serão atropeladas. Na sua cabine você tem um botão que pode mudar o trem a outro trilho e salvar essas quatro pessoas. Apertar o botão é o ético a se fazer, já que se você não faz nada, 4 pessoas irão morrer, não é mesmo? Até aqui é fácil agir nessa direção. Porém, vamos adicionar mais um elemento à cena e dizer que no outro trilho para o qual você pode mover o trem para salvar as 4 pessoas, há uma pessoa ali muito amda para você, um familiar, um amigo. Você ainda apertaria o botão? ou não tomaria nenhuma atitude? Para o utilitarismo, sabendo que você tem em mãos uma forma de salvar o maior número de pessoas, apertar o botão seria o certo a fazer mesmo que no outro carril esteja alguém que você ama.  

Porém, como mencionado no final da sua questão, mesmo que aplicar o utilitarismo siga regras fáceis, há sim muito outros fatores envolvidos em como iremos agir perante certas situações (e SE iremos agir) e muitas vezes escolhemos não a ação que irá causar bem à maioria, mas sim aquilo que não vai nos expor à situações de des-prazer, como críticas, reprovações, etc. Esta situação poderia se encaixar a doutrina oposta do utilitarismo que é o individualismo.

A filosofia é pra você filosofar mesmo! Então não deixe de pensar para si como você agiria perante estas questoes propostas, mas aqui deixo algumas doutrinas que podem te ajudar a cirar um argumento.

Boa sorte e espero ter ajudado!

Perguntas similares