Resumo dos conteúdos para consultar
MERCANTILISMO: Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas, adotadas por países europeus entre os séculos XV e XVIII, juntamente ao período das Grandes Navegações que marcou o fim do feudalismo.
FISIOCRATA: Palavra vem do grego, “poder da natureza”. Os primeiros a criticar o mercantilismo foram os fisiocratas franceses.
Para estes, a única fonte de riqueza era a terra, por isso a agricultura era a mais importante das atividades econômicas. Ele afirmava que a indústria apenas transformava a matéria. Assim, os indivíduos mais úteis à sociedade seriam os grandes proprietários e os fazendeiros.
LIBERALISMO: As nações com perfil agrícola se dedicariam à agricultura, e as industrializadas, em produção industrial.
Mas, assim como os fisiocratas, Adam Smith também defendia a livre
concorrência e o livre comércio entre as nações. Essa ideia foi muito bem recebida pela burguesia da Inglaterra, pois esse país estava se industrializando rapidamente e desejava ampliar o mercado para os seus produtos industrializados.
Para Adam Smith, o valor do trabalho seria determinado pela lei da oferta e da procura, garantindo, assim, a evolução “natural” e saudável da economia, ou seja, a “mão invisível” do mercado conduziria ao progresso econômico sem que fosse necessária a “mão pesada” do governo.
O liberalismo econômico defende:
*a) O Estado não deve interferir na economia.
* Na defesa da livre concorrência e do livre comércio entre as nações.
* A favor do trabalho livre e assalariado
* Liberdade individual e da propriedade privada.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Razões da Inglaterra iniciar a 1ª Revolução Industrial.
1) Possuía uma ótima frota marítima.
2) O acúmulo da capital ( dinheiro da pirataria, exploração das colônias).
3) Moderna agricultura principal produto o algodão.
4) Mão de obra barata. Grande parte da população camponesa foi obrigada a vender suas terras, ficaram desempregados. foram morar na cidade, aceitavam qualquer trabalho.
5) Solo de carvão e Ferro.
(Fase máquinas movidas a vapor).
Revolução Industria gerou problemas social, econômico: Entre os séculos XVIII e XIX os trabalhadores empreenderam
uma série de lutas reivindicando melhores condições de vida e trabalho. Para ajudar a sociedade a buscar compreender a exploração que sofriam com suas condições de trabalho nas fábricas. Surgiu doutrinas para contribuir com a classe trabalhadora.
SOCIALISMO CIENTÍFICO - Doutrina política-econômica e social que tem como principal teórico o filósofo alemão Karl Marx (1818-1889); Em 1848, em colaboração com Friedrich Engels (1820-1895), Marx escreveu o “Manifesto Comunista”;
A História seria movida por duas classes, os burgueses (patrões) e o proletariado (trabalhadores);
O proletariado deveria fazer uma revolução (luta de classes) e atingir o poder; O Estado seria dono de toda a riqueza e a dividiria de forma igual com todos, seriam eliminadas as classes sociais; Com uma sociedade igualitária, seria possível acabar com o Estado e criar o comum para todos se deu o nome de comum (comunismo).4) A Revolução Industrial com o passar dos anos gerou problemas. Escolha uma única opção que explica os problemas daquele período da revolução industrial. *
5 pontos
a) Foi um conjunto de problemas apenas na prática econômica da Inglaterra.
b) Gerou problemas social, econômico. Entre os séculos XVIII e XIX os trabalhadores empreenderam uma série de lutas reivindicando melhores condições de vida e trabalho.
c) Com o acúmulo de capital e de carvão as fábricas tiveram que aumentar os salários das mulheres e das crianças.
d) A sociedade buscava compreender sua exploração no trabalho das fábricas e por isso se uniram aos patrões donos das fábricas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra d
Explicação:
fyy espero ter ler ajudando
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás