A constatação de que “Essa aliança refletiu-se numa política de terras que incorporou concepções rurais tanto feudais como mercantis” justifica-se, pois a política de terras desenvolvida por Portugal durante a colonização brasileira:
a) permitiu tanto o surgimento de uma ampla camada de pequenos proprietários, cuja produção se voltava para o mercado interno, quanto a implementação de sólidas parcerias comerciais com o restante da América.
b) determinou tanto uma rigorosa hierarquia nobiliárquica nas terras coloniais, quanto o confisco total e imediato das terras comunais cultivadas por grupos indígenas ao longo do litoral brasileiro.
c) envolveu tanto a cessão vitalícia do usufruto de terras que continuavam a ser propriedades da Coroa, quanto a orientação principal do uso da terra para a monocultura exportadora.
d) garantiu tanto a prevalência da agricultura de subsistência, quanto a difusão, na região amazônica e nas áreas centrais da colônia, das práticas da pecuária e da agricultura de exportação.
e) assegurou tanto o predomínio do minifúndio no Nordeste brasileiro, quanto uma regular distribuição de terras entre camponeses no Centro-Sul, com o objetivo de estimular a agricultura de exportação.
TENHO SÓ ATÉ 15H POR FAVOR ME AJUDEM
Respostas
Resposta:
C) Envolveu tanto a cessão vitalícia do usufruto de terras que continuavam a ser propriedades da Coroa, quanto a orientação principal do uso da terra para a monocultura exportadora.
Explicação:
A coroa portuguesa, através da Lei n.º 601/1850, conhecida como Lei de Terras, estabeleceu no país a regulamentação do direito de propriedade por meio da compra ou concessão a quem ela determinasse.
Quando havia interesse por parte de alguém para adquirir um pedaço de terra, era feita uma oferta para a Coroa que poderia aceitar ou não, já que era a proprietária do bem a ser adquirido.
Com essa dinâmica de negociação, a alternativa mostra a concepção feudal na questão da terra, já que quando a negociação era finalizada, o título de posse da terra era vitalício.
Já a produção, principalmente de café e cana-de-açúcar, seguia a lógica da exploração dos recursos naturais a todo custo.
O caráter mercantil é expresso na utilização da terra para a exploração de um único produto (monocultura) que era vendido para outros países (exportação).
Resposta:
Letra "C"
Explicação:
Envolveu tanto a cessão vitalícia do usufruto de terras que continuavam a ser propriedades da Coroa, quanto a orientação principal do uso da terra para a monocultura exportadora.