Mendel cruzou duas plantas puras : uma com ervilhas amarelas, outra com ervilhas verdes. Sabe-se que ervilhas amarelas são dominantes e ervilhas verdes são recessivas. Pergunta-se: (esse enunciado é válido para as alternativa de A até D): a) O fenótipo das ervilhas? *
b) O genótipo das ervilhas amarelas? E das verdes? *
c) O fenótipo dos descendentes?
d) O genotipo dos descendentes?
Respostas
Resposta:
Fenótipo é o termo utilizado para definir o exterior ou seja como o gene se manifesta nesse teríamos como fenótipo a coloração amarela e verde.
Já o genótipo é composição genética que nesse caso as amarelas corresponde a dominante (AA) e as verdes recessivas (aa).
Através do quadro de Punett podemos descobrir o genótipo e fenótipo dos descendentes nesse caso todos os descentes terão o fenótipo amarelo.
O genótipo dos descentes é chamado de heterozigoto (Aa).
Explicação:
O genótipo constitui a parte genética de um individuo e o fenótipo representa como essa genética se manifesta. No caso das ervilhas as amarelas sendo dominantes são denominadas AA, só por uma questão de representação, já as verdes que são recessivas denominadas aa.
O exercício fala que o cruzamento é com duas ervilhas puras, portanto homozigotas (AA/aa). O quadro de Punnet é usado para descobrir o genótipo dos descentes e consequentemente o fenótipo.
No quadro você coloca o genótipo dos pais nesse caso seria um dos pais AA e o outro aa, os filhos terão um gene de cada pai, portanto você tem 4 combinações possíveis para essa quantidade de gene.
Nesse caso todas as possibilidades de filhos terão genótipo Aa, nesse caso são chamados de heterozigotos. Apesar de ter um gene dominante e um recessivo ao manifestar esse gene o fenótipo será dominante. Ou seja, ervilhas heterozigotas (Aa) também serão amarelas, as ervilhas só serão verdes quando apresentarem genótipo aa.