3) A reprodução é uma característica fundamental para a continuidade das espécies em nosso
planeta. Há dois tipos básicos de reprodução. Quais são? Quais as diferenças entre elas?
Respostas
Resposta:
Os dois tipos básicos de reprodução são: assexuada e sexuada.
Na reprodução assexuada um organismo se reproduz sem que haja necessidade de troca de material genético com outros indivíduos.
Já na reprodução sexuada há a necessidade da troca de material genético entre os organismos.
Explicação:
A reprodução assexuada ocorre com mais frequência em organismos eucariotos, porém existem eucariotos que efetuam esse tipo de reprodução. Nos procariotos, os quais são organismos unicelulares, essa reprodução é feita de apenas uma forma: a célula duplica o seu material genético e, então, se divide em duas.
A reprodução assexuada em procariotos pode ser de diferentes formas, algumas delas são: brotamento, fragmentação, fissão binária e esporulação.
- Brotamento: uma parte do corpo do indivíduo inicial cresce até o momento em que ele se solta e origina um novo ser, geralmente menor do que o inicial. Exemplo: corais e hidras.
- Fragmentação: o organismo inicial se divide em duas ou mais partes grandes o suficiente para cada uma originar um novo organismo, ela pode ocorrer de forma natural, após um acidente ou a partir de danos causados por predadores. Exemplo: esponjas-do-mar, turbelários e anelídeos.
- Fissão binária: como na fragmentação, o ser é dividido em duas ou mais partes para formar um novo indivíduo; porém, nesse caso, as partes podem ser de tamanhos sensivelmente diferentes. Exemplo: planárias, amebas e pepinos-do-mar.
- Esporulação: é a formação de células reprodutoras chamadas esporos que originam novos indivíduos quando germinados; em alguns casos o organismo utiliza essa reprodução como forma de defesa por conta da resistência dos esporos; assim, quando o ambiente está propício, é formado o novo organismo. Exemplo: fungos.
Na reprodução sexuada há a troca de material genético por meio da fusão de duas células reprodutoras especializadas chamadas de gametas. Essas células são haplóides e formadas a partir da meiose, quando ocorre essa fusão elas originam uma célula diploide denominada zigoto.
Esse tipo de reprodução é mais presente no ciclo de vida dos organismos por ser considerada mais viável. Por conta da necessidade de dois organismos diferentes ocorre a variabilidade genética, a qual permite que haja heterogeneidade e maior chance de sobrevivência do indivíduo.
Para maior entendimento e complementação de conteúdo:
Leis de Mendel:
https://brainly.com.br/tarefa/10746504
Mais sobre meiose e mitose:
https://brainly.com.br/tarefa/993311