• Matéria: História
  • Autor: fabriciocampos3456
  • Perguntado 4 anos atrás

“O Balaio chegou/ o Balaio chegou/ Cadê o branco? / Não há mais branco/ não há mais sinhô”, cantavam os quilombolas do preto Cosme, um dos líderes da Balaiada, ocorrida entre 1831 e 1841 no Maranhão. Segundo o regente e padre Feijó, este é um momento em que “o vulcão da anarquia ameaçava devorar o império”: a Cabanagem (1833-36) no Pará, a Farroupilha (1837-45) no Rio Grande do Sul, a Sabinada (1837-38) na Bahia são alguns exemplos de rebeliões que marcaram a história desse período. Com base no seu conhecimento e considerando os fatos ocorridos durante o Período Regencial, assinale a alternativa correta:

A) Podemos considerar como consequência direta das revoltas regenciais, o fim da escravidão e a consolidação dos movimentos de separação, das regiões Norte e Sul do país, em relação ao restante do governo imperial.

B) Durante o decênio do Período Regencial, as revoltas explodiram por todo o país e, embora algumas guardassem suas especificidades, era considerado causa comum à todas elas a luta pelo fim da escravidão.

C) Com o objetivo de acabar com a desordem e agitação gerada pelos inúmeros conflitos ocorridos nesse período, o Partido Liberal propõe o retorno de D. Pedro I ao poder, com a instauração de um regime absolutista e centralizador.

D) Criada em 1831, a Guarda Nacional foi um instrumento policial empregado para impor a lei e a ordem pública, reprimindo com violência as constantes agitações populares e revoltas militares. Servindo aos interesses da oligarquia agrária, era natural que estivesse preocupada em preservar as grandes propriedades rurais e a manutenção da escravidão.

Respostas

respondido por: janiellynascimento07
1

Resposta:

c

Explicação:

....................

Perguntas similares