• Matéria: Português
  • Autor: Herika750
  • Perguntado 4 anos atrás

Produzir uma redação com o tema:" VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER"

Vocês podem optar por um dos gêneros textuais:
Conto-5folhas
Poema-2folhas
Crônica-3folhas

PRA HOJE PF!!!​

Respostas

respondido por: dudiinhafreitas14
0

Em 2018, a escritora Patrícia Melo recebeu uma encomenda das editoras Leila Name e Izabel Aleixo, da LeYa, para escrever um livro, o 12º de sua carreira. Ao convite, seguiu-se um pedido: que a obra procurasse tratar da realidade da mulher brasileira. Em pouco tempo de pesquisa, a autora de Acqua Toffana, O Matador e Inferno (clique aqui para comprar), entre outros títulos de conteúdo policial, já tinha decidido o tema que gostaria de abordar: o feminicídio.

Quinto país do mundo em ranking de violência contra a mulher – atrás somente de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia –, o Brasil registra uma mulher agredida a cada quatro minutos e uma morta a cada oito horas. “Há uma espécie de padrão para a matança de mulheres. Os feminicidas têm um modus operandi. Eles caçam suas presas, as isolam, e as torturam, física e psicologicamente, por um longo tempo, antes de matá-las. O que me embrulha o estômago é ver como a sociedade naturaliza essas mortes”, afirma a autora.

O insight para escrever o recém-lançado Mulheres Empilhadas nasceu de uma notícia de jornal: em agosto de 2018, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) organizou, em parceria com os Tribunais de Justiça dos estados, um mutirão, “Justiça pela Paz em Casa”, para julgar 10 mil casos de violência contra a mulher.

A protagonista é uma jovem advogada que, depois de sofrer uma agressão do namorado, decide engajar-se na luta. Para tanto, viaja até o Acre, onde participa de um mutirão de julgamentos de mulheres assassinadas – em 90% dos casos, o agressor é um conhecido (pai, tio, avô ou ex-marido) e, em 36% deles, o parceiro (marido ou namorado).

Perguntas similares