A verossimilhança na ficção
A ficção constrói um mundo à parte, independentemente da realidade. Seres humanos transformam-se em insetos, com em A metamorfose, de Franz Kafka, ou viajam pelo espaço, como a turma do Sítio do Pica pau Amarelo em Viagem ao céu. Os mundos criados por contos, romances fábulas, quadrinhos, filmes, etc. são regidos por leis internas que estabelecem seus próprios critérios de coerência. Ao faze isso a ficção cria sua própria verdade, sua verossimilhança.
Embora a palavra verossimilhança signifique, literalmente, “semelhança com a verdade”, no caso da ficção, essa semelhança não é com a realidade, mas com a verdade estabelecida internamente no mundo inventado pela própria ficção. Em uma história do Super-homem, por exemplo, é verossímil que ele consiga deter um avião em pleno voo, mas é inverossímil que consiga derrubar uma pessoa se estiver perto de uma pedra de criptonita, seu ponto fraco, a mesmo que isso seja justificado por algum outro elemento do texto.
1. Identifique que elementos propiciam a construção da verossimilhança no conto de Artur Azevedo. Para isso observe:
a) Que aspectos da narrativa poderiam parecer inverídicos ou improváveis se esse fosse o relato de um acontecimento da vida real?
b) De que maneira o narrador garante que esses aspectos se tornem verossímeis no conto?
Respostas
respondido por:
0
Vou ver a resposta aqui e já te passo tudo certinho
elasousou23:
???
respondido por:
3
Resposta:
.......................
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás