No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam quatro diferentes níveis de integração. Explique cada um deles:
Respostas
Resposta:
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.
Os blocos econômicos classificam-se em:
Zona de livre comércio: É um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
União aduaneira: Consiste numa associação de países que possuem duas características comuns: Tarifa Externa Comum (TEC): tem como função eliminar a concorrência dos países que não são membros e criar custos para os seus produtos importados.
Mercado comum: É um acordo formal entre países, pelo qual forma-se um grupo em que todos os membros adotam uma mesma tarifa, aplicável ao comércio exterior entre eles. Em um mercado comum, incentiva-se o livre comércio de bens e serviços, além da livre circulação de pessoas e capital entre as fronteiras.
União econômica e monetária: A União Econômica e Monetária é, por assim dizer, uma versão mais ampla e melhorada do Mercado Comum, uma vez que permite a vários países pertencentes ao mesmo bloco econômico adotarem a mesma política de desenvolvimento e até a mesma moeda, tornando-a única para a união. Exemplo: União Europeia.
Zona de preferência tarifária: É o mais simples dos processos de integração, apenas assegura níveis tarifários preferenciais para o grupo de países que conformam a Zona. Assim, uma zona de preferência tarifária estabelece que as tarifas incidentes sobre o comércio entre os países membros do grupo são inferiores às tarifas cobradas de países não membros.