Leia o seguinte trecho de Moritz Schlick: "As proposições fatuais são, pois, o fundamento de todo saber, mesmo que elas precisem ser abandonadas no momento de transição para afirmações gerais. Estas proposições estão no início da ciência. O conhecimento começa com a constatação dos fatos. " (p.46) SCHLICK, Moritz. O fundamento do conhecimento. São Paulo: Abril Cultural, 1975. 1. Quais pontos da filosofia do Círculo de Viena podem ser percebidos no trecho acima? * 1 ponto a) O conhecimento parte de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido. b) Proposições fatuais não têm necessariamente uma relação com a realidade. Os fatos podem existir apenas nos pensamentos e, por isso, não podem ser verificados. c) As proposições fatuais devem ser abandonadas quando se começa a fazer ciência. Aquilo que já é considerado um fato não precisa ser comprovado. d) A ciência, por se preocupar em comprovar fatos, tornou-se obsoleta. Assim, é preciso banir a necessidade de se estabelecer uma relação entre teoria e realidade para que haja um progresso na ciência. 2. Qual era o principal objetivo do Círculo de Viena? * 1 ponto a) O desenvolvimento de uma filosofia prática baseada na utilidade dos conceitos filosóficos para a vida das pessoas. b) O desenvolvimento de uma filosofia da ciência baseada em uma linguagem lógica e a partir de procedimentos lógicos com alto rigor científico. c) O desenvolvimento de uma filosofia existencialista baseada na experiência individual e em conceitos como angústia e desespero. d) O desenvolvimento de um conjunto de crenças a partir das quais o mundo possa ser explicado de forma mais sólida.
Respostas
Resposta:1)A
2)b
Explicação:classroom
Resposta:
1. a) O conhecimento parte de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido.
2. b) O desenvolvimento de uma filosofia da ciência baseada em uma linguagem lógica e a partir de procedimentos lógicos com alto rigor científico.
Explicação:
1 - Schlick (juntamente com seus companheiros) tentou formular um critério de cientificidade que pudesse ou que tivesse uma correspondência com a Natureza. Por isso, o Círculo de Viena adotou uma forma de empirismo indutivista que se utiliza de instrumentos analíticos como a lógica e a matemática para auxiliar na formação dos enunciados científicos.
2 - O Círculo de Viena visava estabelecer um novo fundamento para a ciência, dado o contexto de crise da ciência moderna do século XIX. Neste sentido, a filosofia da ciência devia estar baseada em uma linguagem lógica e a partir de procedimentos com alto rigor científico, como a verificabilidade.
Classroom