10 - Quem eram os burgueses *
Eram membros do Clero que controlavam a Igreja Católica
Eram os Nobres que eram donos das terras
Eram os servos que trabalhavam no manso do Senhor Feudal
Eram comerciantes, banqueiros e artesões que viviam nas cidades
Respostas
Resposta:
Eram comerciantes, banqueiros e artesões que viviam nas cidades
Resposta:
Eram comerciantes, banqueiros e artesões que viviam nas cidades
Explicação:
O conceito de "burgueses" remonta ao período feudal e ao surgimento das cidades. O surgimento de conglomerados urbanos em que eram realizadas trocas levou ao termo "burgo", que resumia tais lugares, espécies de predecessores das cidades que hoje conhecemos.
Os frequentadores desses tais burgos costumavam ser os que atuavam no campo comercial, tais quais comerciantes, banqueiros e artesões (como a alternativa menciona).
Vale notar que a burguesia, em sua gênese, carregava uma conotação muito diferente da utilizada atualmente. Se "burguês" é, atualmente, sinônimo de "rico", a História nos traz que as coisas não eram, ou nem mesmo são, bem assim.
Os burgos não possuiam, em seu surgimento, tanta infraestrutura, e certamente nem todos os comerciantes detinham muitas posses. Muitos dos burgos eram lugares insalúbres, e nem todos os seus frequentadores (ou burgueses) eram tão apossados. Assim como, atualmente, nem todos os burgueses, "detentores dos meios de produção" -como diria Marx-, são "ricos", mas muito frequentemente o pequeno comerciante trabalhador da sua região.