Um macaco passeava-se* à beira de um rio, quando viu um peixe dentro de água. Como não conhecia aquele animal, pensou que estava a afogar-se*. Conseguiu apanhá-lo e ficou muito contente quando o viu aos pulos, preso nos seus dedos, achando que aqueles saltos eram sinais de uma grande alegria por ter sido salvo. Pouco depois, quando o peixe parou de se mexer e o macaco percebeu que ele estava morto, comentou: “– Que pena eu não ter chegado mais cedo!” (origem africana – narrada por Mia Couto, escritor nascido em Moçambique)
Respostas
Resposta:
1d) 2d)
Explicação:
1. O texto acima é uma NARRATIVA CURTA que se chama _______________. Este gênero textual é um legítimo representante da FIGURA DE LINGUAGEM denominada _________________________. Marque a opção que preenche corretamente as linhas em branco (lacunas). *
1/1
a) fábula, metáfora.
b) anedota, prosopopeia.
c) crônica, personificação;
d) fábula, personificação.
e) conto, metáfora.
2. Leia: "Em Seus olhos eram DUAS FAÍSCAS DE ESPERANÇAS". Nessa frase temos a figura de linguagem *
1/1
a) prosopopeia.
b) metonímia.
c) comparação metafórica.
d) metáfora.
e) aliteração.
Resposta:
Alternativa 1 - D
Alternativa 2 - D
Explicação:
1- A resposta correta é a “D”, pois o texto é uma FÁBULA, narrativa em que animais agem e possuem características humanas. A PERSONIFICAÇÃO consiste na atribuição de características, ações e sentimentos próprios de seres humanos a seres inanimados e a seres irracionais.
2- A resposta correta é a alternativa “D”, pois a metáfora consiste no uso de uma palavra ou expressão com o sentido de outra, e com a qual é possível estabelecer relação de analogia. Olhos = brilho; esperança= verde. Na frase, pelo uso da metáfora, foram descritos olhos verdes e brilhantes.