(URGENTE) Em grupos, leiam o poema Graça Graúna para concluir: Como a arte literária contribui (e continua contribuindo) para cada um de nós encontrar o seu "lugar no mundo" ?
Respostas
Resposta:
Se não me reconhecem, paciência.
Haveremos de continuar gritando
a angústia acumulada há mais de 500 anos."
Graça Graúna é indígena e pós doutora em Literatura, educação e direitos indígenas, seus poemas falam sobre a raça indígena e o que ocorre e ocorreu com ela.
Faz parte deste exercício responder as seguintes indagações: Como a arte literária contribui "e continua contribuindo" para cada um de nós encontrar o seu "lugar no mundo"?
A literatura é uma porta, de entrada, não tem volta nem tem saída, é através dela que nos manifestamos acerca de nossa vida e da vida dos demais. Graça Graúna manifesta o indianismo e nós manifestamos qualquer semente nossa, seja em relação ao social ou ao individual. Quantas palavras, que nem se usam mais, são recuperadas pela literatura para dar a ela o charme de um "tirte nem guarte" sem preocupação com o que acontecerá depois.
A literatura é amorosa, é de protesto, é cômica , é dramática é do jeito que for, mas, acima de tudo, traz em seu bojo a tradução do nosso espaço no mundo. Através dela nos manifestamos segundo nossas consciências e ,é certo, que alguns poemas são péssimos, horríveis mesmo, mas para quem escreveu e teve a coragem de publicar, devem valer alguma coisa. Enquanto outros poemas nos elevam e passamos a enxergar além das nuvens.
Fico com os poemas enuvados, principalmente aqueles que se tornaram música, porque os dois maiores letristas populares na verdade são poetas que souberam ser músicos, o que é é muito melhor para eles, pois poesia quase ninguém lê.