discurso direto:
O homem pobre, desiludido, disse: - Positivamente, não tenho mais esperanças.
b) discurso indireto:
c) discurso indireto livre:
II. a) discurso direto:
Os trabalhadores olharam-se espantados e um perguntou ao outro:
- Como pode um homem, a esta hora, sem fazer nada, sem chapéu, um branco de pés no chão como nós?
b) discurso indireto:
c) discurso indireto livre:
Respostas
Resposta:
I.
b) discurso indireto: O homem pobre, desiludido, dizia que, positivamente, não tinha mais esperanças.
c) discurso indireto livre: O homem era pobre, desiludido. Positivamente, não tenho mais esperanças.
II.
b) discurso indireto: Os trabalhadores olharam-se espantados e um perguntava ao outro como podia um homem, àquela hora, estar sem fazer nada, sem chapéu, um branco de pés no chão como eles.
c) discurso indireto livre: Os trabalhadores olharam-se espantados. Como pode um homem, a esta hora, sem fazer nada, sem chapéu, um branco de pés no chão como nós?
Explicação:
- os verbos no presente no discurso direto passam para o pretérito imperfeito no discurso indireto (disse/dizia; tenho/tinha; pode/podia; perguntou/perguntava).
- os verbos no pretérito perfeito no discurso direto passam para o pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto (olharam-se/olharam-se — estes possuem a mesma grafia, mas o último poderia ser substituído por "haviam se olhado".
- pontos de exclamação e interrogação são retirados no discurso indireto, sendo substituído por pontos finais.
- o pronome demonstrativo que indica o que está próximo é substituído pelo que indica o que está distante (a esta hora/àquela hora).
- No discurso indireto livre, há essa "mistura" da fala do narrador e da personagem, uma vez que não há uma indicação dessa passagem (por sinais de pontuação, por exemplo). É possível distinguir as falas pelas mudanças que se dão nos tempos verbais, nas pessoas verbais, nos pronomes e nos advérbios.
Lembrando que a resposta para o discurso indireto livre pode ser feita de outras maneiras, esses foram apenas meus exemplos.