Respostas
Resposta:
O calendário gregoriano foi promulgado pelo papa Gregório XIII (1572-1585) em 24 de fevereiro de 1582 através da bula Inter Gravissimas.
Trata-se de um calendário solar, baseado na órbita da Terra ao redor do Sol e, com os estudos realizados, contabilizou-se que um ano solar tem 365 dias. Como acredita-se que Jesus nasceu em dezembro, estabeleceu-se que o ano iniciaria após seu nascimento, em janeiro, e terminaria em dezembro.
Esse calendário foi instituído para substituir o calendário juliano, por causa de alguns erros apresentados na contagem do tempo. Com o calendário gregoriano, as estações do ano passaram a acontecer aproximadamente nas mesmas datas.
Assim como o calendário juliano, o calendário gregoriano também tem o ano bissexto. Entretanto, uma nova fórmula foi criada para estabelecer quando ocorreria, levando em consideração que o ano seja múltiplo de 4 e 400, mas não múltiplo de 100.
Uma curiosidade é que para que o calendário entrasse em vigor, o primeiro dia após 4 de outubro de 1582 passou a ser 15 de outubro, fazendo com que 10 dias desaparecessem. Pelas mudanças realizadas, o calendário gregoriano está 13 dias à frente do calendário juliano.
Atualmente, a maioria dos países, inclusive o Brasil, segue esse calendário. Além disso, a ISO 8601 utiliza-o como padrão internacional para estabelecer dias e horas.
Explicação:
Resposta: Calendário gregoriano: É um calendário solar, baseado na órbita da Terra ao redor do Sol.
Calendário Juliano: Também é um calendário solar, foi calculado que um ano deveria ter 365 dias e 6 horas.
Calendário chinês: O mais antigo calendário, é um calendário lunissolar, isto significa que é orientado pelos movimentos da Lua e do Sol.
Calendário judaico: A contagem do tempo é baseada nas suas crenças, seguindo a Torá.
Calendário islâmico: É um calendário lunar, onde ordem está de acordo com as passagens do Alcorão.
Calendário etíope: É um calendário solar, isso significa que a sua contagem do tempo leva em consideração a duração do movimento da Terra do Sol.
Calendário juche: É utilizado na Coreia do Norte, também é um calendário solar, cuja divisão segue a mesma cronologia do calendário gregoriano.
Calendário maia: Este calendário combina dois calendários cíclicos, O Haab (calendário civil) é um calendário solar que conta com 365 dias distribuídos em 18 meses de 20 dias, o que totaliza 360 dias, O Tzolkin (calendário divino) conta 260 dias, em referência ao tempo da gestação humana. As suas semanas duram 13 e 20 dias e são intercaladas.
Explicação: