• Matéria: Filosofia
  • Autor: brendaslv2003
  • Perguntado 4 anos atrás

Faça uma Breve pesquisa sobre o termo sociológico "Xenofobia" aponte as principais características e problemas que podem ser gerados por ela em nossa sociedade atual.

Respostas

respondido por: livaliva
0

A xenofobia pode ser simplificada como o preconceito daquilo que é estrangeiro, ou seja, aquilo que é diferente do que você esta comumente acostumado dentro da sua própria sociedade, cultura, etc. Normalmente pode ser associada a questões de discriminação contra  diferentes culturas, etnias ou nacionalidades.

Atualmente, um forte exemplo de xenofobia são as relações de europeus com boa parte do mundo. Esse forte xenofobismo europeu pode ser "justificado" pela ideia de que com a forte onda de imigrantes vindos de diferentes lugares do mundo, eles acabem de alguma forma "roubando" as ofertas de emprego dos europeus nativos; levando o capital advindo de seu serviço para seus respectivos países de origem, diminuindo assim a circulação do capital na Europa, e consequente prejudicando sua economia.

Outra razão também presente seria a tal da "supremacia branca", onde os europeus não gostariam de se relacionar com outras etnias com medo de "manchar" a pureza da queridíssima raça europeia.

A xenofobia é algo que, infelizmente, se encontra muito presente dentro da sociedade, mas que com o auxilio de movimentos e pessoas que incentivem a importância da propagação do conhecimento de culturas e práticas até então desconhecidas, pode se tornar menos vigente. Um bom exemplo disso, foi a iniciativa da rede social, Instagram, em divulgar a prática islâmica denominada Ramadan, onde a mesma disponibilizou figurinhas temáticas feitas pela artista Hal Al-Abbasi.

As figurinhas tinham o objetivo tanto de propagar a ideia da prática em si, quanto estimular que outros usuários utilizassem e consequentemente pudessem ver outras publicações com o mesmo conteúdo, reservando o próprio "espacinho" cultural dentro do aplicativo.

Perguntas similares