• Matéria: História
  • Autor: beldade123
  • Perguntado 4 anos atrás

como a população afetiva por essas politicas reagia a elas?​

Respostas

respondido por: torresjuliaassis77
7

Explicação:

Votar para presidente. Organizar-se politicamente. Ir a uma roda de capoeira ou frequentar um espaço religioso de matriz africana. Amar quem quiser e exibir publicamente esse afeto. Essas foram algumas das inúmeras liberdades cerceadas pela ditadura militar brasileira, que durou de 1964 até 1985.

Sentidos em maior ou menor grau a depender de gênero, classe ou raça do indivíduo, esses impeditivos eram encobertos, poucos discutidos ou divulgados. Como em qualquer ditadura, a que imperou no Brasil criava, por meio de controle midiático, propagandista e repressor, a impressão de normalidade: para grande parte da população, os anos ditatoriais eram os de milagre econômico, construções faraônicas e um Estado férreo moral e politicamente.

O abismo entre realidade e fantasia e entre população e política é, para o historiador Mário Sérgio de Andrade, a razão pela qual existam, ainda hoje, pessoas que considerem esse período como não violento ou que clamem por seu retorno, principalmente em períodos de instabilidade política.

“Política era, como ainda é hoje, vista como algo marciano, sem pertencimento. Então muitas pessoas não tinham a percepção de que algo estava acontecendo. Elas se apegavam ao seu trabalho, ao dia a dia. Mas era só estar um pouco mais atento, ler, estar informado, fazer parte do mundo operário, do estudantil, ou ter alguém próximo na resistência, para perceber que algo não estava bem”, conta.

respondido por: Matheusieti
2

O enunciado se refere a busca por um caráter democrático combatendo as bases da ditadura que se iniciaram em 1964. Indo até 1985 o poder militar ficou por décadas no controle da população, sendo esse um olhar que só podia ser superado através da organização política do povo, do consumo de arte, da busca pela reflexão, do cuidado com o próximo, fazendo valer a população afetiva.

Como vemos a realidade e a fantasia no período da ditadura?

A idealização de um mundo melhor através da ditadura era algo de fato ilusório, a realidade colocou os indivíduos como parte de um sistema dominante, que regulava e tirava o poder popular, o voto e a busca por um país onde os cidadãos possuíssem voz.

Mais sobre a ditadura:

https://brainly.com.br/tarefa/21652588

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares