• Matéria: Administração
  • Autor: ivanlribeiros13
  • Perguntado 4 anos atrás

A concepção filosófica que define uma empresa advém de valores. A palavra valor foi usada pela primeira vez na economia política para explicar o valor do uso e o valor de troca das mercadorias – comumente chamadas de bens. Originada do latim valore, representa a qualidade pela qual nós escolhemos alguma coisa em detrimento de outra, ou a estimamos mais ou menos. Escolhas que se orientam pela experiência vivida pelo sujeito, pelas circunstâncias histórico-sociais, pelas formas de produção, interesses, ideologias, compromissos políticos e éticos (PASSOS, 2006).
Porém, por muitos anos, a ética e os negócios não formaram uma boa dupla, principalmente quando o assunto era lucro. Era usual, no cotidiano, certa ironia quando se tratava do tema ligado à ética. Há pelo menos duas décadas, essa situação está em transição, buscando alterar esse paradigma no mundo dos negócios, principalmente porque não se fala em outra coisa senão ética, valores, integridade e responsabilidade social como forma da organização alcançar a sustentabilidade.

STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; ALBUQUERQUE, Ricardo Azenha Loureiro. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. (Reimpressão revista e atualizada) Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.

Com relação a criação de sistemas de valores empresarial e a questão da ganância e da desonestidade organizacional, assinale com (V) para verdadeiras e com (F) para falsas, quanto as afirmações a seguir:

I. Pode-se identificar que o descrédito que é atribuído para as empresas por não agirem de forma ética, está relacionado diretamente com as orientações inspiradas em valores econômicos.
II. Percebe-se que existe uma tendência da sociedade em acreditar que ética e negócios não combinam, isso porque o mundo organizacional seria conduzido pela ganância, lucratividade ilimitada e pela desonestidade.
III. Entende-se que uma empresa que age de maneira antiética em sua gestão, sempre irá à falência, pois as consequências por negligenciar a gestão de valores nas organizações são severas, levando-as a falência.
IV. Pode-se observar que em uma cultura não ética, ou seja, aquela que não leva em consideração as questões morais, cria um ambiente de que tudo é permitido, e o lucro passa a ser objetivo máximo, fazendo com que a competição ganhe expressão predatória em que todos os concorrentes devem ser eliminados.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Respostas

respondido por: fernandopcdasilva
4

Resposta:

Alt. A) V.V.F.V.

Explicação:

pag. 147-149 do livro Conceitos da Administração e Ética Empresarial.

respondido por: anderson18062
1

Resposta:

V-V-F-V

Explicação:

o erro do item III

Importante salientar que NEM SEMPRE as empresas vão à falência por irregularidades

éticas, porém a consequência ao se negligenciar a gestão de valores nas

organizações é o prejuízo, que pode ser fatal.

Perguntas similares