• Matéria: Ed. Física
  • Autor: saviiosamuel
  • Perguntado 4 anos atrás


Elabore uma resenha crítica sobre esportes no Brasil e na Mídia

Respostas

respondido por: luck050
21

   Resposta:

O avanço tecnológico da mídia e conseqüentemente dos meios de comunicação trouxeram conseqüências não muito boas para a sociedade pós – moderna. A industrialização e comercialização capitalista por parte da mídia do lazer, do tempo livre, da saúde e conseqüentemente do esporte fizeram uma reversão do entendimento esclarecido destes aspectos, que são de suma importância para toda a sociedade. O poder ideológico que a mídia ganha diariamente lhe dá o direito de escolher como que a divulgação proceda e com qual interesse comercial seja divulgada tal informação.

  Mas antes de comentarmos sobre a mídia e o esporte temos que entender um pouco sobre o que eles são. O termo mídia segundo Gastaldo (2001) deriva de um termo latino baseado na pronuncia em inglês “media”. Este termo significa no plural em latim “medium”, ou seja, “meio”. Tornou-se “mídia” no senso comum, que quer dizer ainda “meios de comunicação de massa”, ou também “mass media” fazendo uma tradução para o português. A mídia tornou-se um veículo de comunicação que tem como objetivo divulgar de forma massificada inúmeros produtos em larga escala, de forma a atingir um público numeroso e indistinto sem levar em consideração sua individualidade. Podemos citar como mídia a televisão, rádio, jornal, outdoors e etc. Segundo Featherstone citado por Pires (2002) não esta equivocado relacionar o termo mídia aos veículos de comunicação, mas não abrange a totalidade que ela se envolve em nossa sociedade atualmente. Para o autor ela está ainda mergulhada na cultura de consumo e é comandada pelo mercado. Salienta que “mídia é também o conjunto de empresas (e cada uma delas) que produz e mercadoriza informações, entretenimento e publicidade, tripé sobre o qual, de forma interligada, se fundem as suas ações e interesses” . Neste sentido a função da mídia é oferecer necessidades e padrões de pensamentos que levem ao público o desejo de consumir em grande escala as mercadorias produzidas pela indústria capitalista e pensar que esta forma de ser e de viver é a melhor e única que podemos ter. Aliado a questão da mídia neste trabalho esta o esporte, desta forma tem que esclarecer um pouco mais sobre seu entendimento. A princípio temos que entendê-lo como sendo um dos maiores fenômenos sociais de nosso século. Acreditamos que todo este respaldo esta relacionado com o significado que a mídia lhe dá por ele ser um produto muito bem vendido e lucrativo nos meio de comunicação de massa. Segundo Kunz (1991) o esporte é uma atividade do movimento humano que possui como princípio a sobrepujança e as comparações objetivas. Conforme Bracht citado por Pires (2002) considera o estudo de Allen Gutmann, como sendo a gênese do esporte moderno e identifica sete categorias do esporte:  

secularização,  

igualdade de chances,  

especialização de papeis,  

racionalização,  

burocratização,  

quantificação e  

busca de recordes.  

   Salienta Bracht, que por mais que estes sejam características do esporte de alto rendimento, estas características influenciam outras modalidades de atividades esportivas praticadas no lazer, tempo livre e até na escola. Estas duas abordagens do esporte mostram que o esporte possui critérios comuns para seu entendimento a competitividade e a rígida normatização.

   Ampliando um pouco este entendimento de esporte, Betti citado por Pires (2002) acredita que em função da espetacularização do esporte pela mídia, outras formas de atividades esportivas foram sendo entendidas como esporte, como as atividades físicas relacionadas à saúde, atividades de desafio e de aventura, jogos no computador e outras da cultura de movimento. Temos que entender que estas mudanças estão relacionadas em função da mídia. O esporte neste sentido é um produto que recebe o tratamento necessário para ser comercializado pelos meios de comunicação nas mais variadas formas que forem necessárias, para gerar audiência e conseqüentemente lucro.

   Neste sentido o próprio Betti (2001) afirma que o esporte está na mídia, ou seja, pelo fato de estar na mídia, este esporte se torna o esporte da mídia. Como veremos posteriormente, o autor defende esta questão com base em algumas questões que estão baseados nos interesses da mídia. Acreditamos juntamente com o autor que esta forma de ver e entender o esporte o torna bastante restrito e alienado. Queremos arriscar neste trabalho mostrando algumas questões e críticas que achamos necessárias para ampliar um pouco este entendimento do esporte e tentar de forma bastante tímida avançar no assunto sobre o esporte na mídia, onde o esporte teria um espaço maior e melhor.


saviiosamuel: tmj
luck050: se ela ficou muito grande tire a ultima parte BUSCA DE RECORDES
respondido por: ruancastro15
29

 Os esportes no Brasil são muito importantes para a identidade cultural brasileira. O Brasil é conhecido como sendo o país do futebol, muitas crianças crescem com o sonho de se tornar um jogador de futebol, o que mostra muito sobre o desenvolvimento do trabalho da mídia em torno de alguns esportes.

 A midiatização esportiva pode beneficiar alguns esportes enquanto outros necessitam de maior atenção. O Brasil por exemplo é mais vencedor no voleibol do que no futebol, todavia, o futebol é um esporte mais midiatizado e os jogadores recebem mais incentivo tanto financeiro quanto social.

 Saiba mais : https://brainly.com.br/tarefa/37706191

Anexos:
Perguntas similares