Respostas
Resposta:
um dos valores é a liberdade religiosa garante que a pessoa tenha o direito de escolher entre a religião que quiser , ou seja aquela quê a melhor lhe convém ,sendo,assim ,o direito de escolher sua crença.
espero ter ajudado (:
Resposta:
RESUMO
A presente pesquisa analisou a relação entre o compromisso religioso e os valores humanos. Dois estudos específicos foram realizados. No primeiro participaram 535 estudantes, com idade média de 15,5 anos (DP = 3,24), a maioria do sexo feminino (63,1%). No segundo, participaram 431 estudantes, com idade média de 15,4 anos (DP = 3,29), a maioria do sexo feminino (59%). As hipóteses propostas foram corroboradas, indicando uma relação direta entre o compromisso religioso e os valores sociais, assim como uma relação inversa estabelecida com os valores de experimentação. Um efeito de supressão foi observado dos valores normativos sobre os valores de existência, sugerindo uma maior complexidade na interação entre os valores como explicadores do compromisso religioso.
Palavras-chave: Valores humanos, religiosidade; crenças; compromisso religioso.
ABSTRACT
In the current research the relation between religious commitment and human values was analyzed. Two studies were conducted. In Study 1, 535 school and university students took part, with a mean age of 15.5 years (SD = 3.24), mostly women (63.1%). In Study 2, participants were 431 school and university students, with a mean age of 15.4 years (SD = 3.29), mostly women (59%). Proposed hypotheses were corroborated, indicating a direct relation between religious commitment and social values, as well as an opposite relation established with experimentation values. A suppression effect was observed from normative values on existence values, suggesting a higher complexity in the relation established among values as predictors of religious commitment.
Keywords: Human values; religiosity; beliefs; religious commitment.
"A existência sem um sistema de valores é patogênica. O ser humano necessita de uma trama de valores, de uma filosofia de vida, de uma religião ou de um substitutivo da religião de acordo com o qual viva e pense" (Maslow, 1983, p. 271).
Questões existenciais (por exemplo, quem é o homem, de onde veio) estão na base de diferentes religiões (Hellern, Notaker & Gaarder, 2000). Neste sentido, a religião se constitui enquanto fenômeno cultural, social e histórico que se desenvolve na experiência de vida em comunidade. Crenças e costumes religiosos influenciam marcadamente a formação de sistemas de valores morais, sociais e, inclusive,