Respostas
A agroecologia presume a menor demanda de uso de insumos nos sistemas produtivos, até a eliminação da maioria deles, o que pode refletir em menor custo de produção, com redução do custo ambiental e econômico. Para os consumidores, os alimentos e produtos oriundos da agroecologia são mais saudáveis a atrativos.
Parte-se do princípio que um sistema alimentar insustentável não é capaz de produzir alimentos saudáveis para o consumo. A alimentação só pode ser considerada saudável se for também sustentável, devendo ultrapassar a perspectiva nutricional. Assim, realizou-se uma revisão narrativa de literatura acerca de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, englobando aspectos de produção, processamento, comercialização e consumo, visando levantar seus desafios e perspectivas de consolidação. A alimentação saudável e sustentável deve estar relacionada à produção de alimentos que protejam a biodiversidade e promovam o consumo variado, resgatando alimentos, preparações e hábitos culturais tradicionais. Deve ser acessível e disponível a todos, em quantidade e qualidade, baseada em alimentos produzidos e processados na região, por agricultores familiares, de maneira agroecológica, fundamentada na comercialização justa, aproximando a produção do consumo. Além disso, deve ser isento de contaminantes físicos, biológicos ou químicos que causem malefícios a todos os envolvidos, de maneira aguda ou crônica.
Palavras-chave Produção de alimentos; Comercialização de produtos; Indústria de processamento de alimentos; Comportamentos saudáveis.
espero que tenha ajudado não tenho a certeza que seja essa a resposta da sua pergunta :)
Resposta:
Um alimento produzido dentro dos preceitos agroecológicos não traz riscos à saúde humana. No desenvolvimento da profissão, a promoção de sistemas produtivos limpos, sem contaminantes, leva mais qualidade alimentar aos consumidores, se configurando como pontos essenciais para a promover a saúde para a população