A corrente literária denominada Neoclassicismo ou Arcadismo propunha uma retomada dos valores clássicos, entre os quais se destacavam os chamados clichês árcades, pequenas máximas latinas. Uma delas NÃO está plenamente traduzida a seguir. Assinale-a.Requer resposta. Opção única.
a) Fugere Urbem (“fugir da cidade”) - O mito do “Bom Selvagem”, de Rousseau, aliado ao crescimento da urbanização, desencadeou o bucolismo, a evocação nostálgica do campo e da natureza.
b) Inutilia Truncat (“Cortar o inútil”) - Constitui uma reação aos excessos formais do barroco.
c) Carpe diem (“Colher o dia”) – Os árcades, assim como os barrocos, demonstravam consciência da precariedade e instabilidade do mundo real; entretanto, enquanto estes expressavam isso por intermédio de uma linguagem arrebatada e carregada de hipérboles, aqueles reconheciam que, se a vida é fugaz, mais vale aproveitá-la antes que passe.
d) Aurea mediocritas (“Equilíbrio de ouro”) – Os árcades pregavam o ideal de vida simples, porém sem condenar a riqueza se esta não tomasse o tempo do homem para a virtude e a arte.
e) Locus amoenus (“Lugar ameno”) – Os árcades viam a natureza como um lugar aprazível, onde o homem poderia encontrar paz e equilíbrio interior.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
tem mais o texto não tem ?????
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás