faça um resumo destacando as principais característica e mecanismo dos tipos de transporte (passivo e ativo)
Respostas
Resposta:
O transporte passivo é a passagem de uma substância, através da membrana plasmática de uma região, onde está mais concentrada para uma onde está menos.
Ou seja, as substâncias deslocam-se naturalmente, a favor do gradiente de concentração. Desta forma, não ocorre nenhum gasto de energia.
Existem três tipos de transporte passivo;
- Difusão Simples.
- Difusão facilitada.
- Osmose.
Na difusão simples, as moléculas e íons são transportadas de forma natural, do local onde estão em maior concentração, para o local onde se apresentam em menor quantidade.
Um exemplo de difusão simples é o que ocorre entre o oxigênio e o gás carbônico.
A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carregador. Nesta difusão há a presença de substâncias impermeáveis, por esses motivos que há a necessidade de ligação a uma proteína carreadora.
Já a difusão osmose, é um tipo especial de difusão. Nela, o soluto não se move, mas o solvente sim (água). Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado.
O transporte ativo é um processo em que, as substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração). Ocorre um tráfego entre as moléculas através da membrana plasmática, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP. Deste modo, ocorre o gasto de energia.
Um dos exemplos em que ocorre essa difusão, seria a bomba de sódio e potássio.