Respostas
Resposta:
O curador de arte é alguém que cuida, seleciona, organiza e exibe uma mostra. Esse processo engloba tanto a concepção da exposição como a sua administração. Dessa forma, o papel do curador abrange muitas atividades e é ele que decide como o orçamento será orientado e quais trabalhos serão expostos.
O curador de arte também precisa saber interpretar as obras e conseguir transmitir a ideia do artista para seu público. Dessa forma, oferece diferentes possibilidades de leitura para seus espectadores. Porém, ao mesmo tempo, deve cuidar para que o contexto e a intenção do artista sejam preservados.
O que faz?
O curador de arte seleciona, organiza e exibe as obras de arte. Nesse cenário, ele administra, identifica e registra itens. No entanto, muito mais do que selecionar e exibir, esse profissional deve saber contextualizar a proposta da exposição, dialogando com o espaço que a exibirá, com o artista e o público.
Essa figura também atua na montagem da mostra, elencando suas peças e as preservando. Além disso, gerencia a apresentação e a divulgação das exposições.
Outras responsabilidades típicas dos curadores incluem:
desenvolver e organizar novas coleções;
pesquisar, negociar preços e adquirir itens;
manter os catálogos atualizados e registrados;
entrevistar, contratar e treinar funcionários;
assegurar a preservação das obras;
coletar doações.