01. “Alguns autores chama de “milagre grego” a passagem da mentalidade mítica para a o pensamento crítico e racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo. Outros estudiosos, no entanto, criticam essa visão simplista e afirma que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do “milagre” realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.” De acordo com o surgimento da filosofia, é correto afirmar que: *
A invenção da escrita permitiu o surgimento da filosofia, pois assumiu função diferente, desligada da influência religiosa e utilizada para formas mais democráticas. A escrita exigiu maior rigor e clareza estimulando o pensamento crítico.
Os gregos apresentaram sua sabedoria por meio de doutrinas, ou seja, em termos fixos e inquestionáveis do pensamento e, portanto, não crítico.
A moeda surgida para facilitar os negócios que, por meio do pensamento crítico calcula produtos diferentes em medidas de valor para dar o mesmo peso entre eles.
O calendário inventado por Tales de Mileto é uma condição histórica que permitiu o surgimento da filosofia já que tem sua origem no pensamento racional, ou seja, representa a capacidade da abstração de calcular o tempo.
A filosofia não é um legado dos gregos, pois na mesma época existiam sábios no Oriente como Lao-Tsé na China, o Buda na Índia e Zaratustra na Pérsia.
02. “Costuma-se dizer que os primeiros filósofos foram gregos e surgiram no período arcaico, nas colônias gregas. Embora reconheçamos a importância de sábios que viveram na mesma época em outros lugares, suas doutrinas ainda estavam mais vinculadas a religião do que propriamente a reflexão filosófica.” Dê acordo com o surgimento da filosofia, é correto afirmar que: *
A filosofia é uma passagem repentina e única da mentalidade mítica para a mentalidade crítico racional e filosófico.
O “milagre grego” é uma visão simplista e a filosofia não é fruto de um salto ou milagre realizado por um povo primitivo, mas é a culminação do processo gestado ao longo do tempo.
A escrita não teve importância para o surgimento da filosofia já que ela existia antes no período micênico e não era restrita aos escribas.
A constituição do espaço público, que permitiu um novo discurso diferente do mito, uma forma de argumentação elaborada pelo pensamento racional e abstrato.
As viagens marítimas também é um marco, pois, permitiu aos gregos descobrirem que não havia monstros e seres fabulosos habitando os mares e as outras terras.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
O uso da escrita foi um grande avanço para a filosofia
Explicação:
rayssa191106:
essa é a resposta da 1?
respondido por:
2
1º- período pré-socrático, quando a filosofia ocupou-se principalmente com a origem e o devir do cosmos; 2º- período socrático ou clássico, através das ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles houve a sistematização dos pensamentos, 3º- período pós-socrático, de grande desenvolvimento da cultura helênica, no qual se abandonou as grandes questões metafísicas anteriores.
corrigido pelo ava
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás