Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta.
a) A música acima é um exemplo de texto literário e como vimos, os textos literários, normalmente, fazem uso de metáforas. Na música de Chico não foi diferente. Destaque a expressão em que o autor faz uso de metáfora. _________________________________________________________________
b) Tendo em vista que a música foi escrita durante a Ditadura Militar, aqui no Brasil, o que o autor quis dizer ao utilizar essa metáfora?
Respostas
Resposta:
a) A música acima é um exemplo de texto literário e como vimos, os textos literários, normalmente, fazem uso de metáforas. Na música de Chico não foi diferente. Destaque a expressão em que o autor faz uso de metáfora.
R: “ AQUI A COISA TÁ PRETA”
b) Tendo em vista que a música foi escrita durante a Ditadura Militar, aqui no Brasil, o que o autor quis dizer ao utilizar essa metáfora?
R: QUE ESTÁ DIFÍCIL AGUENTAR
Explicação:
a) A metáfora "a coisa aqui tá preta" expressa na música Meu Caro Amigo de Chico Buarque de Hollanda tinha por intenção burlar o sistema de censura da Ditadura Militar brasileira, e narrar ao amigo os supostos impedimentos de não lhe dar maiores notícias.
b) "a coisa tá preta" designa a situação difícil do momento. Segundo a letra da canção, a mensagem designada ao amigo teria de ser entregue por fita, ou seja, gravada, em outro caso, se o autor escrevesse uma carta, esta possivelmente seria retida pelos tais portadores que seriam os fiscais das correspondências.
Supostamente o eu lírio está no Brasil e manda uma correspondência para um amigo no exterior. Sabe-se que certamente ele teria muito a narrar já que se vivia um momento tenso na história nacional, mas tinha muitos impeditivos dada a repressão do momento.
Aprenda mais: brainly.com.br/tarefa/24426937
Bons estudos!