O envelope nuclear, também chamado de carioteca ou envoltório nuclear, é constituído por duas membranas porosas com a função:
a) Unir o citoplasma do núcleo, permitir a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma
b) Separar o citoplasma do núcleo, impedir a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma
c) Unir o citoplasma do núcleo, impedir a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma
d) Separar o citoplasma do núcleo, permitir a troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Respostas
Resposta:A Carioteca permite a troca de material com o citoplasma. A carioteca, ou membrana nuclear é um envoltório duplo. As duas membranas do conjunto são lipoproteicas.
A membrana mais externa, voltada ao hialoplasma, comunica-se com os canais do retículo e freqüentemente apresenta ribossomos aderidos.
A carioteca esta presente em toda divisão celular, ela some no início da divisão e só aparece no final do processo. Ela separa o núcleo do citoplasma.
Fonte: Colégio São Francisco
Carioteca
A carioteca (do grego karyon, núcleo e theke, invólucro, caixa) é um envoltório formado por duas membranas lipoprotéicas cuja organização molecular é semelhante às demais membranas celulares. Entre estas existe um estreito espaço, chamado cavidade perinuclear.
A face externa da carioteca, em algumas partes, se comunica com o retículo endoplasmático e, muitas vezes, apresenta ribossomos aderidos à sua superfície.
Neste caso, o espaço entre as duas membranas nucleares é uma continuação do espaço interno do retículo endoplasmático.
A carioteca é perfurada por milhares de poros, através das quais determinadas substâncias entram e saem do núcleo. Os poros nucleares são mais do que simples aberturas. Em cada poro existe uma complexa estrutura protéica que funciona como uma válvula, abrindo-se para dar passagem a determinadas moléculas e fechando-se em seguida. Dessa forma, a carioteca pode controlar a entrada e a saída de substâncias.
A face interna da carioteca encontra-se a lâmina nuclear, uma rede de proteínas que lhe dá sustentação. A lâmina nuclear participa da fragmentação e da reconstituição da carioteca, fenômenos que ocorrem durante a divisão celular.
O que é
A carioteca é a mesma coisa que membrana nuclear(que envolve o núcleo da célula).
Ela é composta por duas membranas lipoproteicas e sua superfície mais externa é composta por pequenos poros que vão ter a função de administrar as trocas de macromoléculas do que tá dentro(do núcleo) pra fora(o citoplasma).
Composição: lipoproteína.
Estrutura: duas membranas ou folhetos lipoproteicos envoltos no núcleo.
Função: proteger o material genético encontrado dentro do núcleo; delimitar o espaço nuclear e evitar com que se misture com o citoplasma; e controlar a entrada e a saída de substâncias.
Carioteca
Qual é a função da membrana nuclear?
A membrana nuclear tem dupla camada que envolve o núcleo de uma célula. Também chamado de envelope nuclear.
A principal função da membrana nuclear é para regular o movimento de entrada e saída de substâncias numa célula especialmente entre o núcleo e o citoplasma.
Ela também é acusada de manter o núcleo unido evitando assim qualquer colapso.
Explicação:
espero ter ajudado =]