Como a dança de salão acontece na região do Paraná? Descreva os ambientes, os ritmos, as músicas, as vestimentas
etc.
Respostas
Resposta:
Introdução
A Dança de Salão se estabeleceu entre as Danças de Baile de forma mais relevante durante o século XIX (Zamoner, 2013a). Assim, o entendimento sobre as Danças de Baile do século XIX, ao longo do território brasileiro, é relevante como fundamento necessário para o conhecimento sistematizado da História da Dança de Salão no Brasil.
A literatura já produzida, que aborda a Dança de Salão no Paraná, não disponibiliza muitas informações sobre o século XIX.
Pastre (2005) discorre sobre o lazer na formação da sociedade curitibana, informando sobre uma vida cultural intensa na cidade que cultivava hábitos relacionados a música, ao teatro e a dança. Para o autor, existiam vários ambientes destinados a estes fins, como teatros, parques, clubes e sociedades. Ao final do século havia ainda o cinematógrafo, exibido inicialmente nos teatros. Cita o autor ainda, que as bandas militares eram uma diversão vespertina e a dança é registrada como uma “animação sadia” nas noites dos salões, como os cafés-concerto, a exemplo do Parisiense e Tigre Royal. Os piqueniques em parques das cervejarias, no Jardim Botânico e no Passeio Público, foram citados também como diversão familiar dos finais de semana. O autor destaca enfaticamente que o lazer curitibano tinha de forma privilegiada a existência dos clubes, que, segundo o autor, eram criados até em função da tendência a formação de associações, característica da imigração alemã.
Resposta:danças típicas dos paranaenses: Fandango, congada, boi de mamão e pau-de-fitas estão entre o destaque.
Explicação: diferentes ritmos e influências compõe as danças típicas paranaenses.
Espero ter ajudado