Respostas
Resposta:
1. O fato principal narrado é a história da família da mãe de Gattai, mais especificamente a vinda da Itália para o Brasil.
2. A época retratada no texto é o final do século XIX, quando muito italianos migraram para o Brasil para trabalhar nas lavouras de café do estado de São Paulo.
3. O texto em estudo foi escrito com base no depoimento de alguém, porque a narradora conta a história contada por seu avô materno.
4. Os compatriotas que já viviam no Brasil passavam uma imagem muito positiva do país, dizendo "O Brasil é a terra do futuro, a terra da ‘cucagna’... pagam bom dinheiro aos colonos, facilitam a viagem".
> O meio de comunicação utilizado eram cartas.
5. Ao chegar às fazendas.
> Nesse momento, ele viu que o trabalho era árduo e estafante, colhendo café debaixo de sol ardente, sendo vigiados por um capataz odioso, vivendo em situações precárias e ganhando o suficiente para não morrer de fome.
6. O texto é narrado em 3ª pessoa.
> "Vovô veio da Itália com toda a família, contratado como colono para colher café numa fazenda em Cândido Mota, em São Paulo"
7. A tipologia textual de base desse texto é a narração.
É um texto narrativo, pois conta uma história, apresentado personagens e suas ações em um tempo e espaço específicos.
8. Um fragmento do texto em que a tipologia textual descritiva foi utilizada:
"o que havia, isto sim, era trabalho árduo e estafante, começando antes do nascer do sol; homens e crianças cumpriam o mesmo horário de serviço. Colhiam café debaixo de sol ardente, os três filhos mais velhos os acompanhando, sob a vigilância de um capataz odioso. Vivendo em condições precárias, ganhavam o suficiente para não morrer de fome."
9. O fragmento que demonstra a religião de Eugênio Da Col é:
"Católico convicto, ele fazia o que lhe ditava o coração, o que lhe aconselhavam os princípios cristãos..."
Explicação: