Respostas
Resposta:
A Globalização foi um conjunto de transformações nos âmbitos econômicos, sociais, culturais e políticos que marcou uma nova ordem mundial e a ascensão do modelo econômico capitalista.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios. Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
globali fig 1
Fig.1: Globo terrestre representando a integração dos países na globalização.
1.1 Vantagens e Desvantagens
Hoje uma empresa produz um mesmo produto em vários países e os exportam para outros, também podemos observar a fusão de empresas, tudo isso tem como objetivo baixar custos de produção, aumentar a produtividade, então produtos semelhantes são encontrados em qualquer parte do mundo. Analisando a Globalização podemos destacar o lado positivo como: o intercambio cultural e comercial entre nações, importante para todos os povos, os riscos reais, entre outros. O lado negativo: a Globalização é crescente os povos ficam a cada dia mais interdependentes, porém os países desenvolvidos são os maiores beneficiados ficando cada vez mais ricos, enquanto os países em desenvolvimento ficam cada vez mais pobres. (Saiba mais, conheça as "Consequências da Globalização")
globali fig 2
Fig.2: Imagem que representa a mundialização do comércio, uma vantagem para o consumidor mas uma desvantagem para os países subdesenvolvidos e emergentes que ficam cada dia mais interdependentes.
2. História
2.1 Origem
Apesar do termo “globalização” ser relativamente novo, a interação de diversas nações já ocorre há milhares de ano. Há quem diga que o processo de globalização iniciou com o mercantilismo, já que a relação de troca comerciais e a descoberta de novos territórios proporcionaram uma troca também cultural.
No século XV, a religião, cultura, língua, e muitos outros fatores sociais e culturais começaram a existir e a se misturar além de suas fronteiras. A Rota da Seda que ligava a Ásia, África e Europa é um bom exemplo do poder transformador de troca que existia no "Velho Mundo". E, com o passar dos séculos, os europeus fizeram relevantes descobertas em suas explorações marítimas, inclusive para o “Novo Mundo” das Américas. A Revolução Industrial foi outro fator que permitiu o avanço de países industrializados sobre o restante do mundo.
Esse fenômeno de expansão e integração continuou aumentando através dos tempos até que, no início do século XIX, o desenvolvimento tecnológico que trouxe o desenvolvimento de novas formas de transporte (navio a vapor) e a telecomunicação muito mais rápida permitiram que o intercâmbio de informações se tornasse cada vez mais ágil, ligando e integrando as nações cada vez mais