Na respiração pulmonar o oxigênio percorre um caminho no organismo até chegar aos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas. Identifique o percurso correto que o ar faz pelo sistema respiratório do corpo humano.
a) Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares
b) Fossas nasais, laringe, traqueia, faringe, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares
c) Fossas nasais, laringe, brônquios, bronquíolos, faringe, traqueia e alvéolos pulmonares
d) Fossas nasais, faringe, laringe, brônquios, bronquíolos, traqueia e alvéolos pulmonares
e) Fossas nasais, faringe, laringe, brônquios, bronquíolos, traqueia e alvéolos pulmonares
Respostas
Resposta:
a) fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Explicação:
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar.
Ao chegar aos alvéolos pulmonares, ocorrem as trocas gasosas. O oxigênio passa dos alvéolos para o sangue que circula nos capilares sanguíneos e o gás carbônico, passa do sangue para os alvéolos.
Resposta:
A respiração pulmonar corresponde ao processo em que as trocas gasosas ocorrem nos pulmões. Os animais que apresentam a respiração pulmonar são: alguns moluscos, a maioria dos anfíbios adultos, répteis, aves e mamíferos. O ser humano realiza a respiração pulmonar e a respiração celular.
A respiração pulmonar é responsável pelas trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente. As trocas gasosas, também chamadas de hematose, consistem na entrada de oxigênio e saída de gás carbônico do organismo. A respiração pulmonar deve-se aos movimentos do diafragma.
O diafragma é um músculo que altera o volume da caixa torácica, conforme o seu movimento. Durante a inspiração, entrada do ar, o diafragma contrai-se e aumenta o volume da caixa torácica . Durante a expiração, saída do ar, o diafragma relaxa e diminui o volume da caixa torácica.
O caminho percorrido pelo ar ao entrar pelas cavidades nasais, o ar percorre a faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos até chegar aos alvéolos pulmonares, nos pulmões.
As cavidades nasais são revestidas por pelos que podem reter poeiras e microrganismos. Nas cavidades nasais, o ar é filtrado, umidificado e aquecido. Desse modo, entra no organismo em uma temperatura e em condições adequadas.
Ao chegar aos alvéolos pulmonares, ocorrem as trocas gasosas.
Explicação:
espero ter ajudado!