• Matéria: Português
  • Autor: tulat
  • Perguntado 4 anos atrás

qual a importancia de saber separar corretamente as silabas das palavras

Respostas

respondido por: EscolarCcz
3

Oie, vou te ajudar nessa, ok?

Resposta:

A divisão silábica é a separação das diferentes sílabas que formam uma palavra. Parece fácil, mas muita gente tem dúvida e costuma errar na hora de dividir uma palavra, cuja ação é marcada pelo hífen.

Regras para a divisão silábica

A separação de sílabas é feita principalmente por soletração, mas existem diversas regras para divisão correta das sílabas das palavras. É preciso conhecê-las e compreender quando alguns grupos consonantais e vocálicos se separam e quando ficam na mesma sílaba.

Não se separam, permanecendo na mesma sílaba

Ditongos

O ditongo é quando há a junção de dois sons vocálicos, ou seja, de duas vogais, na mesma sílaba. Por exemplo, a palavra saudade, quando dividida em sílabas, fica: sau-da-de, certo? Com isso, podemos perceber que as vogais a e u encontram-se na mesma sílaba.

Os ditongos podem ser:

Orais e nasais

Existem vogais que são pronunciadas somente pela boca, que são chamadas de vogais orais (a, é, ê, i, ó, ô, u), enquanto há aquelas que são pronunciadas pelo nariz, que são as vogais nasais, como ã, por exemplo, na palavra são.  

Portanto, os ditongos nasais são sempre fechados (mãe, pão), enquanto os orais podem ser abertos (pai, céu, rói, ideia) ou fechados (meu, doido, veia).

As vogais são aquelas que estão sozinhas na sílaba e que, quando junto com outra vogal, poderão ficar com uma evidência menor. Nessa situação, são classificadas como semivogais. Por exemplo, na palavra apaixonado, temos um encontro vocálico ditongo na segunda sílaba, pai, que contém, portanto, duas vogais. A mais aberta, ou seja, a mais “forte” e em evidência, é a vogal a, deixando a vogal i sem tanta evidência. Nesse caso, portanto, a é a vogal, e i é a semivogal.

Tritongos

O tritongo é formado por semivogal + vogal + semivogal. Podem ser divididos em:

Orais

Quando todas as suas vogais são orais – o som passa apenas pela boca.

Exemplos:

uai (Uruguai, Paraguai, iguais);

Nasais

Quando uma ou mais de suas vogais é nasal – o som passa pela boca e pelo nariz.

Exemplos:

uão e uam (quão, saguão, enxáguam);

Hiatos

O hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Ou seja, ocorrem quando duas vogais aparecem juntas em uma palavra, mas são pertencentes a sílabas diferentes.

Vogais idênticas

As vogais idênticas se separam, ficando uma na sílaba que as precede e outra na sílaba seguinte.

Divisão silábica de palavras com hífen

As palavras compostas por hífen têm duas sílabas tônicas, embora seja a sílaba tônica da palavra final que fica em prevalência, por exemplo lei.te–cre.me, a sílaba tônica prevalecida apresenta-se sublinhada e negrito e a sílaba tônica secundária só sublinhada. Em exceção, as palavras compostas por prefixos não acentuados graficamente por meio de hífenes apenas têm uma sílaba tônica, como em su.per–ho.mem.

Translineação das palavras

A translineação é a separação de uma palavra dentro de um texto que ocorre na mudança de linha, ficando parte da palavra no final da linha superior e parte no início da linha inferior. Então, toda vez que você está escrevendo um texto e precisa “quebrar” uma palavra para colocá-la na próxima linha, você pode não saber, mas está fazendo uma translineação das palavras.

Mas, nem sempre a translineação respeita as regras da separação silábica e, por isso, é importante conhecer as regras para saber como separar sílabas corretamente.

Regras

Vogal solitária

A primeira regra que você tem que saber é que não se deve deixar uma vogal sozinha no início ou no fim da palavra.

Uso do hífen

O hífen é o sinal gráfico usado na divisão silábica e na translineação. Quando é feita a translineação de uma palavra que já apresenta hífen, como uma palavra composta ou um verbo pronominal, ocorre duplicação do hífen: um hífen é o que indica a translineação, o outro é o que já faz parte da palavra.

Vamos supor que ao escrever a palavra “mal-educado”, por exemplo, você precisou separá-la justamente onde há hífen, depois de escrever “mal”. Se você marca apenas um traço no final da linha anterior, quem lê não pode garantir se você sabe ou não que há um hífen na palavra. Assim, ele pode achar que você considera correta a escrita de “maleducado”, caso não fosse necessário mudar de linha. Por isso, é preciso marcar, nesse caso, um traço de divisão silábica no final da linha anterior e um de hífen no início da seguinte.

Espero ter ajudado, tchau

Perguntas similares