• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: lucimarclaudineiapor
  • Perguntado 4 anos atrás

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR ENSINO RELIGIOSO 

Num mundo onde diariamente encontramos exemplos de desrespeito à vida, à ética, à moral, à convivência fraterna e justa entre as pessoas e grupos, é óbvio que uma educação religiosa de boa qualidade seja indispensável. O ensino religioso não trata de uma área de temas transversais, mas, acima de tudo, é uma área de conhecimento necessário em sintonia com os pilares da educação que busca aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Tem como objetivo “propiciar a aprendizagem significativa dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, analisando as diferentes manifestações do Sagrado a partir da realidade do educando, subsidiando na formação dos questionamentos existenciais, contribuindo de forma interdisciplinar e transdisciplinar no exercício da cidadania e do convívio social, ético e pacífico e, promovendo o diálogo interreligioso, o respeito às diferenças com o outro e com a natureza”. O ensino religioso é outra linguagem, entre outras, que, no processo do conhecimento integral da vida humana, ajuda, no contexto das tradições cultural e religiosa, a discernir o saber de si próprio diante do desafio de um mundo complexo pelo pluralismo religioso. 

Das três concepções de ensino religioso que existem no Brasil, no que se refere ao termo “religião”, a mais recente situa-se na visão de uma “releitura” a respeito do fenômeno religioso, que se caracteriza pelo conhecimento hermenêutico, a partir do convívio social, no saber de si, e NÃO COMO CATEQUESE, COMO UM POVO ESCOLHIDO, embora haja uma aceitação muito forte e atuante sobre as questões éticas ou vivência de valores. No decorrer da história educacional do Brasil, houve várias tendências sobre a forma de conhecer o transcendente. No currículo do ensino religioso existem alguns critérios didáticos norteadores: a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o ateísmo (ou o nada). E como eixos organizadores do conteúdo: culturas e tradições religiosas, textos sagrados, teologias, ritos e ethos (ética). (adaptado do Currículo de Referência de Minas Gerais pela professora).  

EXPLIQUE a afirmativa retirada do texto acima: “não como catequese , como um povo escolhido”
ME AJUDEM PRFVR!!!

Respostas

respondido por: guiiimmancini
6

Resposta:

A afirmação tenta esclarecer que o curso de religião não é uma conversão (catequese, como ocorreu com os povos nativos do Brasil, com a chegada dos portugueses, por exemplo) e sim uma sondagem e aprofundamento da área religiosa como um todo, sem se prender a uma única religião, como o catolicismo ou evangelismo.

De qualquer maneira, é quase impossível permanecer neutro. Principalmente quando uma determinada religião é presente na sua família, mas a teologia tenta passar uma visão "sem partido" das religiões.

Explicação:

eu acho q é isso, espero ter ajudado

tmj


lucimarclaudineiapor: muito obrigada , me ajudou muito
mf880870: qual letra e?
Perguntas similares