O gráfico mostra o perfil do crescimento da população brasileira desde 2001 até 2016 e uma perspectiva para 2044, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos periodos anteriores, os índices atingiam taxas próximas a 1.80% ao ano.
De acordo com seus conhecimentos e com base nas informações do gráfico, responda aos itens.
a) Quais são as possíveis causas relacionadas à mudança no perfil de crescimento da população brasileira?
b) O que significa a projeção negativa de crescimento para 2044 e suas consequências?
c) Em termos ecológicos, em que fase do crescimento se encontra a população humana? Explique.
Respostas
a) algumas das causas são:
- planejamento familiar;
- utilização de métodos contraceptivos;
- melhoria nas condições de educação;
- inserção da mulher no mercado de trabalho;
- casamentos tardios;
- custo de criação dos filhos.
b) significa que a taxa de CRESCIMENTO da população brasileira vai diminuir ao ponto de ser nula e em declínio (mas não significa que a natalidade brasileira irá ser nula), as consequências disso é que vai haver uma diminuição na futura mão de obra, provavelmente um maior envelhecimento da população, entre outros fatores.
c) A humanidade se encontra atualmente em 7 bilhões de pessoas, e a NATUREZA em um nível NÍVEL CRÍTICO, como também a HUMANIDADE em relação a natureza, ao passar do tempo o mundo não vai ter recursos o suficiente para a população toda.
Atualmente, a média mundial da Pegada Ecológica é de 2,7 hectares globais por pessoa, enquanto a biocapacidade disponível para cada ser humano é de apenas 1,8 hectare global. Tal situação coloca a população do planeta em grave déficit ecológico, correspondente a 0,9 gha/cap.
(Pegada ecológica é uma expressão traduzida do inglês ecological footprint e refere-se à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais)