O regime republicano implantado em 1889 teve como uma de suas características iniciais mais marcantes a instabilidade política. Intensa turbulência econômica, social e política marcaria os mandatos dos presidentes Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Prudente de Morais. Sobre este período é INCORRETO afirmar:
a) A rebelião de Canudos, nos sertões da Bahia, que resistiria a três operações militares de larga escala, foi resultado de uma conspiração monarquista apoiada e financiada pelo ex-Imperador, mas fracassou em seu objetivo de derrubar a República.
b) Uma profunda crise econômica se instalou no início da República, após o episódio de quebras e falências, denominado de “encilhamento”, em função de uma expansão descontrolada do crédito e das emissões monetárias.
c) O golpe de Estado que colocou fim à monarquia foi articulado por uma coalizão de forças extremamente heterogêneas do ponto de vista social e ideológico de militares e civis, o que tornava difícil a consolidação do novo regime.
d) A Revolta da Armada e a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul sinalizavam a ausência de consenso entre elites militares e civis quanto aos contornos do projeto republicano, mas foram duramente reprimidas durante o governo de Floriano Peixoto.
e) A tentativa de assassinato do presidente Prudente de Morais por simpatizantes do jacobinismo florianista indicava a gravidade da radicalização e instabilidade políticas que afetaram a capital federal em fins do século XIX.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O regime republicano implantado em 1889 teve como uma de suas características iniciais mais marcantes a instabilidade política. Intensa turbulência econômica, social e política marcaria os mandatos dos presidentes Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Prudente de Morais.
(c)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás