Respostas
Resposta:
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
Resposta:
Explicação:
Deu-se início na Inglaterra com consequências de fatores econômicos, sociais e políticos, ocorrendo no século XVIII.
No século XVIII tornou-se uma potência econômica internacional dominante e acumulou grandes somas de capital. Além disso, o grande número de portos naturais e rios navegáveis, muitos ligados por novos canais significava que o consumo interno e o internacional estavam facilmente interligados. A mão de obra era barata que foi de extrema importância para a industria, com a produção agrícola houve uma queda na mortalidade daquela época. Ao mesmo tempo grande contingente populacional estava sendo expulso do campo, pela apropriação das terras por grandes proprietários rurais, e migravam para a cidade o que tornou mais constante. A burguesia inglesa continha um grande império colonial. Nessa época as atividades comerciais comandavam o ritmo da produção.
Podemos citar como consequências a manufatura e a indústria com grande extensão, o crescimento do comércio passaram a produzir para o mercado, surgindo o fornecedor de matéria prima que recebia o produto acabado para ser comercializas. As manufaturas de fiação e tecelagem de algodão, que embora não possuíssem máquinas, assemelhavam-se às fábricas, reunindo funcionários em um local.
Grandes foram as conquistas na era de produção. O primeiro ramo da indústria a ser mecanizado foi o da fiação e tecelagem de algodão, sendo criada então a maquina de fiar, criou-se também tear hidráulico usado na industria têxtil e a máquina a vapor. A nova energia passou a ser utilizada nas máquinas de fiar e tecer. Foi na fabricação de tecidos que ocorreram os mais importantes avanços técnicos no início da industrialização.
Outra grande evolução foi a madeira sendo substituída pelo metal, ficando mais resistentes, que estimulou o avanço da siderurgia.
Na década de 1880, o surgimento da eletricidade como fonte de energia. O desenvolvimento de ferramentas de máquinas padronizadas e precisas foi outro aspecto importante da Revolução Industrial.
A revolução Industrial fez surgir a classe operária que foi considerada por ganhar baixos salários e por jornadas de trabalho que chegava a 16 horas. As condições de trabalho eram precárias e colocavam em risco a vida e a saúde do trabalhador, levando alguns a se rebelarem contra as máquinas e as fábricas. O aumento das lutas operárias obrigou a criação de subsistência mínima para os desempregados. Um imposto pago pela comunidade custeava as despesas. Surgindo outros movimentos importantes como o movimento cartista reivindicava o voto para todos os cidadãos ingleses, surgiram as sindicatos, que proibiram o trabalho infantil, o trabalho de oito horas e o direito de greve.