• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: claudineiasasa27
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Sobre rotação de culturas, argumente de forma sucinta sobre a adequação dos sistemas de rotação
para cada região. Na sua opinião, se por circunstâncias econômicas. não for possível seguir a sequência
planejada de culturas para determinada região, como proceder?
R:​

Respostas

respondido por: lucreciaoliveiramelo
0

Resposta:

Nessa prática, por exemplo, uma espécie vegetal não é repetida na mesma área ao longo de um período estabelecido. É viável que se alternem espécies de sistemas radiculares (raízes) diferentes a fim de amenizar os efeitos de compactação do solo. As espécies escolhidas devem apresentar, além de vantagem comercial, um propósito de recuperação do solo.

Explicação:

A rotação de culturas é uma técnica de plantio aliada ao Sistema de Plantio Direto (SPD). Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no SPD, não são realizadas as etapas de preparo habitual de plantio, como aração (inversão das camadas do solo) e gradagem (rompimento dos torrões deixados pelo processo de aração como forma de aplanar o solo).

Por alternar os cultivos de maneira planejada e ordenada, a rotação de culturas reduz de forma eficiente os impactos ambientais causados pela monocultura (produção agrícola de apenas uma espécie), como a degradação física, química e biológica do solo e o desenvolvimento de pragas. Portanto, essa técnica de plantio, além de favorecer a conservação do solo, aumenta a produtividade e reduz a ocorrência de pragas.

Perguntas similares