• Matéria: ENEM
  • Autor: Giiamncio476
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o seguinte texto, sobre a Coluna Prestes: "A Coluna era fruto da união do grupo de tenentes paulistas (vinculados a Miguel Costa) com os militares sublevados no Rio Grande do Sul e comandados por Luís Carlos Prestes. Este último logo se converteria em símbolo do espírito de mudança que animava os tenentes, ganharia a admiração dos setores médios urbanos e se converteria no Cavaleiro da Esperança [...]." SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2015. p. 348. 1. Como era o modo de operação da Coluna Prestes no cenário da Primeira República? * 1 ponto a) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Este plano de ação não chegou a ser posto em prática, pois os membros da Coluna foram presos antes. b) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior. c) Defender o presidente Arthur Bernardes, evitando que qualquer manifestação contrária a ele existisse no país. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior. d) Divulgar suas ideias pelas grandes cidades do litoral, onde estava a grande maioria da população. Pois o grande objetivo era tirar do poder as oligarquias rurais, impedindo a continuidade da política do café com leite.

Respostas

respondido por: lenesantos11
4

Resposta:

B

Explicação:

A Coluna Prestes foi um movimento que representou forte oposição ao governo de Artur Bernardes e tinha como objetivo percorrer o interior do país  e incentivar a população a se rebelar contra o governo e os grandes latifundiários.

O movimento era encabeçado por tenentes, militares de baixa patente que estavam insatisfeitos com as diretrizes dos governos oligárquicos, razão pela qual, tal revolta se originou no movimento social denominado tenentismo.

Os revoltosos pretendiam garantir o apoio popular demonstrando a miserabilidade que acometia a população em detrimento das regalias da elite agrária.

Aprenda mais em:

Perguntas similares
4 anos atrás