ME AJUDEM PFVR
Texto 1:
Observação: a imagem do texto 1 está na página 259 do Caderno do Aluno.
Cordas com nós encontradas no Peru revelam como os incas pagavam impostos
Os objetos são a primeira evidência já encontrada de como eram calculados os impostos do Império Inca, que teve fim após a conquista espanhola em 1532.
O arqueólogo Alejandro Chu e sua equipe encontraram no sítio arqueológico Inkawasi, no sul do Peru, 29 conjuntos de cordas com nós que pertenceram ao povo Inca. Chamados de quipos, os pesquisadores acreditam que os objetos eram usados para registrar os tributos alimentícios que eram pagos pela população ao governo do Império Inca, que teve fim após a conquista espanhola, em 1532.
Mais de 1 mil quipos foram descobertos há quase um século e eles estão em museus ao redor do mundo todo. Porém, não se sabia ao certo qual função tem a maioria desses itens para os incas. Para investigar o mistério, os pesquisadores investigaram uma ampla base de dados de mais de 500 quipos, comparando os achados encontrados em diferentes sítios arqueológicos.
Fonte: Revista Galileu
Texto 2:
Incas cobravam imposto agrícola
Um tipo específico de quipo, conjunto de cordões coloridos de lã pontuados por nós, pode ser a primeira evidência de que havia cobrança de impostos no antigo império inca, formado pelo povo que dominou parte da costa do Pacífico e dos Andes entre os séculos XII e XVI (Latin American Antiquity, março). O arqueólogo Alejandro Chu, da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, no Peru, e o antropólogo Gary Urton, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, estudaram cerca de 30 quipos encontrados em um contexto peculiar em Inkawasi, sítio arqueológico no sul do Peru usado por esse povo para armazenar produtos agrícolas: os cordões estavam enterrados sob estoques de pimenta, amendoim e feijão-preto. Segundo os pesquisadores, os cordões e nós foram tecidos de modo a registrar um valor maior, interpretado como o total da produção armazenada, e um valor menor fixo, equivalente ao tributo a ser pago pelo agricultor. Também seria codificada uma terceira quantidade, que, somada ao imposto, resultaria no total estocado. Chu e Urton não descartam a hipótese de que o valor fixo codificado nos quipos possa refletir o total de sementes guardado para ser plantado na próxima safra. Por ora, no entanto, defendem que o número parece ser o valor do tributo.
Fonte: Revista Fapesp
- Após a leitura dos textos e em seu caderno respondam às questões abaixo:
a) Qual foi o local que os arqueólogos encontraram o Quipo?
b) Por qual sociedade foi produzida?
c) Qual a intencionalidade?
d) Qual a técnica empregada?
e) Qual linguagem está sendo utilizada por essa sociedade na fonte/documento?
f) De que maneira essa fonte ajuda a entender o modo de vida de um povo em uma determinada época?
Respostas
Resposta:
a) Qual foi o local que os arqueólogos encontraram o Quipo?
sítio arqueológico Inkawasi, no sul do Peru pertenceram ao povo Inca.
b) Por qual sociedade foi produzida?
Pertenceram aos povos Incas
c) Qual a intencionalidade?
os cordões e nós foram tecidos de modo a registrar um valor maior, interpretado como o total da produção armazenada, e um valor menor fixo, equivalente ao tributo a ser pago pelo agricultor.
d) Qual a técnica empregada?
É um conjunto de cordões coloridos de lã onde os nós dos objetos de Inkawasi expressam padrões que revelam equações numéricas simples, como as do tipo a=b+c, com valores fixados.
também os Quipos encontrados em 2016 ainda incluíam fios pintados, alguns em cores mais escuras, e outros em cores mais claras esses padrões podem representar adições e subtrações nos cálculos de estoque das comunidades que viveram em Inkawasi.
e) Qual linguagem está sendo utilizada por essa sociedade na fonte/documento?
Usando como fonte histórica uma vez que os incas não possuíam um sistema de escrita.
!!! Não tenho certeza se está é a resposta, não consegui interpretar a pergunta
f) De que maneira essa fonte ajuda a entender o modo de vida de um povo em uma determinada época?
De grande importância já que essa civilização não tinha formas de escrita que ajudariam na melhor compreensão de vida daquela sociedade, esse achado histórico serve para entender mais sobre essa civilização e um pouco de como era a organização de sua economia
Explicação: