Respostas
Em 2011, o governo da Alemanha e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lançaram um desafio, conhecido como Desafio de Bonn, para todos os países do mundo: estimular o processo de restauração em 150 milhões de hectares de florestas e paisagens ao redor do globo até 2020, e 350 milhões de hectares até 2030. Governos nacionais, estados, organizações e empresas aceitaram o desafio: nove anos depois, mais de 70 iniciativas em mais de 60 países se comprometeram a restaurar 210 milhões de hectares até 2030.
O Brasil é um desses países. Entrou no desafio ao assumir o compromisso de restaurar 12 milhões de hectares de áreas degradadas e florestas até 2030. Além disso, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica se comprometeu a restaurar 1 milhão de hectares até 2020. Alguns estados brasileiros também assumiram compromissos por meio da Iniciativa 20x20, como Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso.
No começo de setembro, nove anos após o lançamento do desafio, a IUCN divulgou o balanço das metas de 2020. Os dados mostram que o Brasil está fazendo sua parte: a IUCN reportou uma grande quantidade de áreas em processo de regeneração natural na Amazônia e também destacou outros esforços de iniciativas regionais.