Será modificado projeto de lei que pune firmas*
O ministro Jarbas Passarinho anunciou, ontem, em Brasília, que o governo vai alterar o projeto de lei em tramitação no Congresso, que cria punições para as empresas que não estejam em dia com os vencimentos de seus empregados. Deverá ser suprimido o dispositivo que exigia das firmas, para obterem empréstimos na área federal, a apresentação do “Certificado salarial” (declaração do Ministério do Trabalho provando que não estão em atraso com os salários).
Folha de S.Paulo, 3 dez. 1968.
*À época, o substantivo firmas era mais usual que seu sinônimo empresas.
a) O título da notícia não explicita o agente da ação em “será modificado o projeto de lei”, mas o primeiro parágrafo do texto identifica esse agente. Transcreva o trecho em que isso acontece.
b) A modificação no projeto de lei seria favorável para as empresas, mas não para seus funcionários. Explique por quê.
c) Com base em suas respostas anteriores e em seus conhecimentos linguísticos, formule uma explicação que justifique o uso da voz passiva no título da notícia.
Respostas
Se conseguir a resposta me fala por favor porque eu também estou precisando.
Resposta:
a) “[...] o governo vai alterar o projeto de lei em tramitação no Congresso [...].”
b) Segundo o projeto original, as empresas só obteriam empréstimos caso não atrasassem o pagamento de seus funcionários, o que as forçaria a manter em dia a remuneração de seus empregados. Como a modificação no projeto consiste em suprimir essa exigência, as empresas são favorecidas, pois deixam de ser obrigadas a pagar seus funcionários na data prevista. Estes, consequentemente, são prejudicados.
c) A voz passiva é um recurso linguístico que, ao destacar o paciente da ação, faz com que o agente não seja o centro das atenções, permitindo inclusive que ele seja omitido da frase. No contexto em análise, o enunciador se valeu desse recurso para colocar em evidência a modificação sofrida pelo projeto de lei e, ao mesmo tempo, desviar a atenção sobre o agente, no caso, o governo.
Observação: pode-se discutir ainda o quanto o contexto político do país à época, em que a imprensa era alvo de forte censura, provavelmente levou o enunciador a amenizar a identificação do governo como responsável pela medida impopular noticiada.
Explicação:
Plurall