Respostas
Resposta: sim há varias tecnicas como: 1 – Observação / Medição
Podemos usar “ferramentas” para medir as proporções do nosso assunto, a fim de melhorar a precisão do que iremos desenhar. Podemos usar qualquer ferramenta que quisermos, mas um lápis já funciona muito bem.
2 – A Técnica da Grade (Quadriculado)
Essa técnica tem como objetivo “quebrar” a imagem de referencia em partes para que o desenhista tenha pequenas áreas para se concentrar de cada vez.
Para usar essa técnica, uma grade é desenhada sobre a imagem de referencia, enquanto uma grade proporcional é desenhada no papel de desenho. Cada quadrado dentro da grade na imagem de referencia corresponde a um quadrado no papel de desenho.
3 – Técnica de Grade Triangular
Uma alternativa para ao uso da técnica da grade tradicional é a técnica de grade triangular. Esta técnica usa muito menos linhas, mas exige um pouco mais do artista.
4 – Formas Básicas e Espaços Positivos e Negativos
Muitos objetos são bastante complexos, tornando-os difíceis de desenhar. No entanto, mesmo os assuntos mais complexos podem ser simplificados em formas básicas.
5 – Perspectiva Linear
Perspectiva linear é um sistema que usa linhas para ajudar o artista a criar a ilusão de espaço em um desenho. É um sistema estruturado que usa um ponto de fuga (ou dois pontos) como um ponto de referencia para as formas do desenho.
Perspectiva de Um Ponto
Perspectiva de Dois Pontos
Perspectiva de Três Pontos
6 – Proporções Faciais Básicas
Embora cada face seja diferente, existem certas proporções faciais aproximadas. Podemos usar essas proporções para garantir que os recursos do rosto sejam colocados nos locais certos e que o tamanho de cada um dos recursos fique natural.
7 – Proporções do Corpo e Desenhos de Gestos
Assim como o conhecimento das proporções faciais básicas pode ser usado para garantir a precisão no desenho de um retrato, o conhecimento e proporções aproximadas do corpo podem ajudar na criação de desenhos precisos de figuras.
ESSAS SÃO ALGUMAS